Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / LUTO!

Quem foi Aracy Balabanian, atriz que faleceu após 5 décadas de carreira

Quem foi Aracy Balabanian? Atriz faleceu nesta segunda-feira (7) por complicações de doença; confira!

Renata Garre

por Renata Garre

rnogueira_colab@caras.com.br

Publicado em 07/08/2023, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem foi Aracy Balabanian, atriz que faleceu após 5 décadas de carreira - Reprodução/ Globo
Quem foi Aracy Balabanian, atriz que faleceu após 5 décadas de carreira - Reprodução/ Globo

Esta segunda-feira (7) ficou mais triste após a morte da atriz Aracy Balabanian vir à tona. Ícone da televisão, ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Lutando contra um câncer, Aracy não resistiu às complicações da doença e faleceu aos 83 anos. 

Nascida em 22 de fevereiro de 1940, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Aracy era filha de armênios que vieram para o Brasil fugindo do genocídio promovido por turcos otomanos. Ela se apaixonou pelo teatro ainda pequena e se mudou para São Paulo aos 15 anos para investir na carreira artística.

Aracy estreou na televisão com a peça Antígona, de Sófocles, na Tupi. Na sequência, a artista começou a atuar em novelas. Seu primeiro sucesso foi como protagonista de Antônio Maria em 1968. No ano seguinte, ela fez Nino, o Italianinho, também na Tupi. Depois, em 1972, foi a vez da Globo, onde ela ingressou na emissora carioca com a novela O Primeiro Amor.

No mesmo ano, ela interpretou outro personagem de destaque, Gabriela, no infantil Vila Sésamo. Além disso, Aracy protagonizou outras tramas, como Corrida do Ouro (1974), Locomotivas (1977) e Pecado Rasgado (1978). 

Ao longo de sua trajetória, ela somou personagens marcantes em seu currículo, como Dona Armênia de Rainha da Sucata (1990) e Deus nos Acuda (1992); Filomena Ferreto de A Próxima Vítima (1995); Cassandra de Sai de Baixo (1996-2002), entre outras. Em 2019, ela fez seu último trabalho na TV, no especial de fim de ano Globo Juntos a Magia Acontece, onde viveu Dona Rosa.

LUTOU EM SEGREDO

A informação do câncer da atriz foi revelada durante o programa A Tarde é Sua, da Rede TV.  “Ela foi fazer um tratamento, drenar, tirar essa água do pulmão, um derrame pleural. Tratou e recebeu alta no mesmo dia. Mas, passou por um exame de ressonância, e infelizmente, foi apontado pelo médico um diagnóstico de dois tumores, de tamanho consideráveis, em um dos pulmões”, contou um dos jornalistas da atração.

O jornalista deu mais detalhes durante o programa de Sonia Abrão na RedeTV! e contou que todas as pessoas próximas à artista estão abalados, já que ainda não sabem por qual tratamento optar.“Ela ficou muito abalada, apesar de já estar em casa. A família ainda não decidiu se vai fazer o tratamento no Rio de Janeiro, ou se ela virá para São Paulo – que tem as melhores referências [de tratamento] contra esse tipo de tumor”, continuou o fofoqueiro.