Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Valor alto

Por que Maitê Proença recebe pensão? Atriz exige valor astronômico do governo

Atriz Maitê Proença pede valor de pensões "atrasadas" ao governo: entenda por que ela recebe pensão

Leandro Fernandes

por Leandro Fernandes

lfernandes_colab@caras.com.br

Publicado em 24/07/2023, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maitê Proença exige valor astronômico do governo por pensões "atrasadas" - Reprodução/Instagram
Maitê Proença exige valor astronômico do governo por pensões "atrasadas" - Reprodução/Instagram

A atriz Maitê Proença entrou na justiça para pedir um valor astronômico ao governo brasileiro. É que ela passou algum tempo sem receber a pensão à qual tem direito após a morte dos pais, que eram ambos funcionários públicos.

De acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a estrela está pedindo que o governo pague R$ 254 mil, valor que corresponde a cerca de 18 meses em que ela ficou sem as pensões, no valor de R$ 13 mil por mês.

Explicamos: ela é filha do procurador de Justiça Carlos Eduardo Gallo e da professora Margot Proença, ambos já falecidos. De acordo com a Lei Complementar 180/78, ela tem direito à pensão por ser filha solteira deles.

Só que, em 2009, o SPPrev (São Paulo Previdência) pediu a suspensão dos pagamentos, já que Maitê teve uma família com Paulo Marinho. Na época, o órgão alegou que havia uma união estável, o que equivaleria a casamento. Os dois ficaram juntos por 12 anos e tiveram uma filha, Maria Marinho, agora com 32 anos.

A pensão foi cortada até 2010, quando Maitê conseguiu recuperar o direito ao recebimento mensal, mas não recebeu o valor retroativo, pelo qual agora briga. As pensões já foram alvo de polêmica nas redes sociais, já que o valor representa pouco menos de 10 salários mínimos mensais. Vale lembrar que a previdência de servidores públicos é separada da previdência de funcionários de empresas privadas, com porcentagens de desconto diferentes no salário.

Entramos em contato com a assessoria de Maitê e ainda não obtivemos resposta a respeito do assunto. Caso haja resposta, iremos atualizar esta matéria. Já o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou ao UOL a existência de um processo, mas não pôde dar detalhes.

MAITÊ PROENÇA EXPLICA POR QUE NÃO FAZ NOVELAS

Maitê Proença, de 65 anos, está de volta aos palcos com o monólogo O Pior de Mim, em cartaz no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro. Em entrevista recente à Veja, a artista abordou diversos temas da vida pessoal, os quais estão entrelaçados com o texto da peça. Sempre sincera, ela também falou sobre o momento atual da carreira e a razão pela qual não tem feito novelas

Em determinado momento, a atriz foi perguntada sobre o motivo pelo qual teria parado de fazer novelas. Ela não soube apontar exatamente a razão, mas compartilhou uma suspeita surpreendente. “Não sei se existe falta, acho que não gostam de mim, sei lá, não me querem, não me convidam”, dividiu.

A paulista também disse que o ritmo de produção de uma novela é muito exaustivo e que, com o tempo, tornou-se mais seletiva em relação aos projetos que abraça: “Também a gente fica mais seletivo, trabalho em novela é bastante extenuante”