Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Por que André Marques voltou a engordar após cirurgia bariátrica? Nutróloga explica: “Hábitos”

A nutróloga Dra. Fernanda Cortez explica porque alguns pacientes voltam a engordar após o procedimento; entenda o caso de André

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 11/10/2023, às 17h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que André Marques voltou a engordar? - Reprodução
Por que André Marques voltou a engordar? - Reprodução

André Marques desabafou nas redes sociais após ganhar peso. Ele, que já realizou uma cirurgia bariátrica em 2013, comentou sobre obesidade e as doenças que ela pode causar. A nutróloga Dra. Fernanda Cortez explicou porque esse ganho de peso acontece após o procedimento.

De acordo com ela, mais da metade dos adultos brasileiros enfrentam problemas de excesso de peso e, por isso, é crucial adotar estratégias para perder peso. Inclusive, a cirurgia bariátrica continua sendo o método mais eficaz para alcançar uma redução de peso sustentável.

Entretanto, para manter a saúde após a bariátrica, é necessário ter uma preocupação maior em relação à dieta, além da prática de exercícios físicos e equilíbrio dos nutrientes no corpo. Mas por que pode haver um ganho de peso mesmo após a cirurgia?

Cuidados e mudança de hábitos

“Acontece quando os hábitos não são modificados, podendo também indicar questões intestinais ou deficiência de nutrientes. Isso ocorre porque a cirurgia pode interferir na absorção adequada dos nutrientes, tornando a suplementação uma necessidade. No entanto, é fundamental que o uso de suplementos seja orientado por um nutrólogo e um nutricionista”, explicou a profissional.

De acordo com a Dra. Fernanda Cortez, há um leve aumento de peso nos primeiros anos após o procedimento, mas ele deve ser gradual. Caso haja um aumento rápido e de mais de 10%, é necessário procurar um médico. “Esses profissionais poderão analisar a situação e identificar as possíveis causas do reganho de peso”, apontou.

E a nutróloga ainda ressalta: “O acompanhamento multidisciplinar é fundamental para ajudar na melhoria da alimentação pós-cirurgia bariátrica, na suplementação de nutrientes em falta e na correção das disfunções intestinais”.

Por fim, ela ainda destacou um dos principais problemas do ganho de peso após a bariátrica: “As pessoas não mudam o estilo de vida”, apontou. “Portanto, é necessário um acompanhamento psicológico e nutricional antes e depois da cirurgia, pois não adianta apenas fazer o procedimento”.

Caso contrário, o reganho de peso pode acontecer. Por isso, além de uma boa alimentação, reposição de nutrientes e exercícios físicos, é necessário que o paciente esteja sempre atento aos seus exames. “Visitas regulares ao médico”, disse a profissional.

"Fundo do poço"

André Marques usou suas redes sociais para desabafar sobre seu recente ganho de peso. Ele já chegou a pesar162kg e realizou uma cirurgia bariátrica em 2013, mas contou ter voltado a engordar cerca de 7kg nos últimos meses.

“As pessoas comentaram ‘percebi que você engordou’ e eu falo que engordei mesmo e brinco. Brinco para poder até eu próprio me alertar porque eu já estive lá, no fundo do poço. O fundo do poço tem mola. A mola depende da sua força de vontade, da sua dedicação, de você procurar ajuda. A gente não pode romantizar a obesidade”, começou o apresentador.