Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Prolapso da válvula mitral

O que João Carreiro tinha? Cirurgia corrigiria doença silenciosa no coração

Prolapso da válvula mitral: o que é a doença que fez com que João Carreiro precisasse de cirurgia? Sertanejo tinha apenas 41 anos

Leandro Fernandes

por Leandro Fernandes

lfernandes_colab@caras.com.br

Publicado em 04/01/2024, às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que João Carreiro tinha? Sertanejo fez cirurgia para corrigir doença silenciosa no coração - Reprodução/Instagram
O que João Carreiro tinha? Sertanejo fez cirurgia para corrigir doença silenciosa no coração - Reprodução/Instagram

O sertanejo João Carreiro faleceu após uma cirurgia delicada no coração. Ele precisou trocar uma das válvulas do órgão, mas o procedimento foi muito mais complicado do que o esperado e o artista não sobreviveu. O problema de saúde que levou João para a sala de cirurgia foi um prolapso da válvula mitral.

Conhecida também como PVM, a doença faz com que a válvula mitral, ou válvula bicúspide, perca a capacidade de segurar o fluxo do sangue. O funcionamento normal do coração envolve o bombeamento do sangue de dentro do coração para fora e depois, de fora para dentro. A válvula impede que o sangue volte pelo canal em que passou.

Com o "vazamento" do sangue, a pessoa que sofre com o PVM pode ter dor na região do tórax, sentir arritmias e enxaquecas, além de quedas de pressão. No entanto, esses sintomas podem nem aparecer, tornando a doença em um problema silencioso.

Normalmente, a condição é tratada com betabloqueadores, remédios que fazem com que o coração bata mais devagar. No caso de João, ele precisou fazer uma substituição da válvula, que pode ser trocada por uma outra artificial ou biológica. No entanto, o procedimento, extremamente delicado, resultou na morte do cantor.

JOÃO CARREIRO FALOU SOBRE MORRER NA ÚLTIMA APARIÇÃO

O sertanejo João Carreiro fez uma última aparição nas redes sociais horas antes da morte. Enquanto esperava para entrar na sala de cirurgia nesta quarta-feira (03), o cantor brincou em vídeo e apareceu dando gargalhadas ao lado da esposa no quarto do hospital.

Em imagens que foram registradas por fãs, o astro aparece sorridente e bem-humorado antes de ser levado para a cirurgia delicada à qual não resistiu. Ele inclusive menciona a própria morte em tom de brincadeira.

"Se eu empacotar eu não quero saber dessa roupinha qui não, hein? Não combinou muito comigo isso aqui, não. É de florzinha", diz, aos risos, falando com a esposa. Depois, mais sério, completa: "Eu vou passar por um procedimento médico, fazer uma cirurgia no coração. Vou ficar uns dias fora da internet".