Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

O que é remissão do câncer? Entenda o que aconteceu com Preta Gil

Preta Gil está curada? Entenda o que é a remissão do câncer, que ocorreu após remoção do tumor da cantora

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 22/08/2023, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que é remissão do câncer? - Reprodução/ Instagram
O que é remissão do câncer? - Reprodução/ Instagram

Após meses de luta contra um câncer no intestino, Preta Gil pôde comemorar uma notícia incrível nesta terça-feira (22): ela teve a remissão completa do adenocarcinoma. Mas o que isso significa? Entenda o que é a remissão do câncer e porque isso é algo positivo no tratamento contra a doença:

A remissão do câncer acontece quando, após o tratamento, as células cancerígenas não são mais detectadas em exames. Mas isso não significa, necessariamente, a cura da doença. É que, mesmo sem ser detectado pelos exames, ainda há chances do câncer voltar - esperamos que não seja o caso.

É possível dizer que uma pessoa está curada do câncer anos depois da remissão, já que não há nenhuma célula cancerígena. Quanto maior o tempo de remissão, maior a possibilidade da cura. Por isso, é necessário que o paciente siga fazendo exames e acompanhamentos para ter certeza de que não há nenhum sinal do tumor.

Vale lembrar que Preta Gil realizou a cirurgia para retirar o tumor na última quarta-feira (16) no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. No dia seguinte a assessoria da famosa divulgou o boletim médico assinado pelos profissionais.

Segundo o documento, a filha de Gilberto Gil estava na UTI para fins de tratamento pós-cirúrgico: "A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira foi submetida, na data de ontem, a procedimento cirúrgico para tratamento de tumor de reto. A cirurgia transcorreu sem intercorrências e, no momento, encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais, em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva".

O que é histerectomia total abdominal?

Além de retirar o tumor, Preta Gil, de 49 anos, contou que também passou por uma histerectomia total abdominal. Saiba o que é o procedimento: 

A histerectomia total abdominal é uma cirurgia em que ocorre a retirada do corpo do útero e do colo uterino. Além do tipo realizado por Preta, a histerectomia pode ser parcial, que a envolve a retirada de apenas o corpo do útero, ou radical, em que, além do corpo do útero e do colo, retira-se os ligamentos uterinos. O procedimento é realizado por meio de incisões abdominais e vaginais.