Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAÚDE

O que é histerectomia total abdominal, procedimento pelo qual Preta Gil passou

Além de cirurgia para remoção de tumor, cantora Preta Gil passou por procedimento para retirada do útero; entenda

Adriana Peraita Publicado em 20/08/2023, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que é histerectomia total abdominal, procedimento pelo qual Preta Gil passou - Reprodução/Instagram
O que é histerectomia total abdominal, procedimento pelo qual Preta Gil passou - Reprodução/Instagram

A cantora Preta Gil, de 49 anos, se pronunciou pela primeira vez neste domingo (20) após passar por uma cirurgia para a retirada de um câncer no intestino. No Instagram, ela contou que, além da remoção do tumor, também passou por uma histerectomia total abdominal. Saiba o que é o procedimento: 

A histerectomia total abdominal é uma cirurgia em que ocorre a retirada do corpo do útero e do colo uterino. Além do tipo realizado por Preta, a histerectomia pode ser parcial, que a envolve a retirada de apenas o corpo do útero, ou radical, em que, além do corpo do útero e do colo, retira-se os ligamentos uterinos. O procedimento é realizado por meio de incisões abdominais e vaginais.

Em janeiro deste ano, a filha de Gilberto Gil foi diagnosticada com um adenocarcinoma, um tumor maligno nas células dos tecidos epiteliais glandulares do intestino. O tumor estava localizado na parte final intestino. Por conta disso, Preta realizou sessões de quimioterapia e radioterapia antes de passar pela cirurgia. 

A carioca se pronunciou pela primeira vez nas redes sociais neste domingo (20): "Oi, meus amores, estou aqui me recuperando de uma cirurgia extensa e complexa de mais de 14 horas, onde foi realizada a retirada do tumor, como também foi necessário fazer uma histerectomia total abdominal. Estou sendo bem cuidada pelos médicos. Um agradecimento especial para toda equipe guerreira do Dr. Frederico Teixeira Jr. Agora é um dia de cada vez! Hoje já consegui sentar e sigo aqui lutando. Já Deus tudo certo!".

FOTO NA UTI

Direto da UTI, a cantora Preta Gil publicou a primeira foto após a delicada cirurgia na qual removeu o tumor maligno em seu intestino. Na madrugada desta sexta-feira (18), ela surgiu com o semblante tranquilo enquanto recebia uma medicação na veia.

A artista se internou no início da semana, passou por uma bateria de exames pré-operatórios e foi submetida ao procedimento na última quarta-feira. Após as primeiras horas, a equipe médica divulgou o primeiro boletim médico.

Segundo a equipe que cuida da artista, a filha de Gilberto Gil está na UTI para fins de tratamento pós-cirúrgico."A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira foi submetida, na data de ontem, a procedimento cirúrgico para tratamento de tumor de reto. A cirurgia transcorreu sem intercorrências e, no momento, encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais, em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva".