Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Saúde!

O que é embolia gasosa? Saiba o que levou Saulo Poncio para a UTI aos 27 anos

Saiba o que é embolia gasosa, diagnóstico que levou Saulo Poncio para a UTI aos 27 anos

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 04/10/2023, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que é embolia gasosa, diagnóstico que levou Saulo Poncio para a UTI aos 27 anos - Reprodução/Instagram
Saiba o que é embolia gasosa, diagnóstico que levou Saulo Poncio para a UTI aos 27 anos - Reprodução/Instagram

A embolia gasosa é uma condição médica que ocorre quando há a entrada de bolhas de ar na circulação sanguínea, podendo causar graves complicações. Uma das formas mais raras e perigosas de embolia gasosa é a embolia gasosa arterial cardíaca, que afeta o coração e pode levar à morte.

Foi o que aconteceu com o cantor e influenciador digital Saulo Poncio, que foi internado na UTI após sentir fortes dores no peito na noite de terça-feira, 3 de outubro de 2023. Confira o que é a embolia gasosa, quais são as suas causas, sintomas e tratamentos, e como ela afetou a vida do artista!

O que é embolia gasosa?

A embolia gasosa é uma condição médica que ocorre quando há a entrada de bolhas de ar na circulação sanguínea, podendo bloquear o fluxo de sangue para os órgãos vitais. As bolhas de ar podem se formar por diversas razões, como: procedimentos cirúrgicos que envolvem o coração, trauma torácico penetrante e mergulho em grandes profundidades.

A embolia gasosa pode ser classificada em dois tipos: venosa e arterial. A embolia gasosa venosa ocorre quando as bolhas de ar entram nas veias e seguem para os pulmões, podendo causar dificuldade respiratória, tosse com sangue e hipoxemia (baixa concentração de oxigênio no sangue).

A embolia gasosa arterial ocorre quando as bolhas de ar entram nas artérias e seguem para os órgãos vitais, podendo causar isquemia (falta de sangue) e infarto (morte do tecido). A embolia gasosa arterial pode afetar o cérebro, causando acidente vascular cerebral (AVC), o coração, causando infarto do miocárdio (IM), ou outros órgãos, como rins, fígado e intestinos.

O que é embolia gasosa arterial cardíaca?

A embolia gasosa arterial cardíaca é uma forma rara e grave de embolia gasosa arterial que afeta o coração. Ela ocorre quando há a entrada de bolhas de ar na circulação sanguínea que atingem o coração. Essas bolhas podem bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, causando isquemia e infarto.

Os sinais e sintomas da embolia gasosa arterial cardíaca podem variar de acordo com a quantidade e a localização das bolhas de ar. Alguns dos sintomas mais comuns são: dor no peito, falta de ar, palpitações, tontura, perda de consciência, parada cardíaca.

O tratamento da embolia gasosa arterial cardíaca depende da gravidade do quadro e da causa da embolia. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, oxigênio, ventilação mecânica ou cirurgia para remover as bolhas de ar e restaurar o fluxo sanguíneo. Em casos mais graves, pode ser indicada a oxigenoterapia hiperbárica, que consiste em respirar oxigênio puro em uma câmara pressurizada, para reduzir o tamanho das bolhas e facilitar a sua eliminação.

O humorista Paulo Gustavo (1978-2021) é um famoso que enfrentou esse diagnóstico enquanto estava internado por conta da Covid-19. Essa condição gerou problemas de oxigenação das células de outros órgãos, como o cérebro.

Como Saulo Poncio foi afetado pela embolia gasosa arterial cardíaca?

Saulo Poncio é um cantor e influenciador digital brasileiro, conhecido por fazer parte da dupla UM44K e por ter milhões de seguidores nas redes sociais. Ele também tem três filhos: Davi, Henri e Beni, frutos de seu antigo relacionamento com a modelo Gabi Brandt.

Na noite de terça-feira, 3 de outubro de 2023, Saulo Poncio sentiu fortes dores no peito e foi levado às pressas para o hospital. Ele está sendo observado pelos médicos e não pode receber visitas. Ele também cancelou seus compromissos profissionais por conta da sua saúde. A causa da embolia gasosa arterial cardíaca de Saulo Poncio ainda não foi esclarecida.