Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Saúde!

O que é cerclagem uterina? Procedimento feito pela namorada de João Gomes

Saiba o que é cerclagem uterina, procedimento feito pela namorada de João Gomes, Ary Mirelle, para prevenir o nascimento prematuro do filho; confira

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 09/11/2023, às 20h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que é cerclagem uterina, procedimento feito pela namorada de João Gomes, Ary Mirelle, para prevenir o nascimento prematuro do filho; confira - Reprodução/Instagram
Saiba o que é cerclagem uterina, procedimento feito pela namorada de João Gomes, Ary Mirelle, para prevenir o nascimento prematuro do filho; confira - Reprodução/Instagram

Você sabe o que é cerclagem uterina? Esse é o nome de um procedimento cirúrgico que pode salvar a vida do bebê e da mãe em casos de insuficiência do colo do útero, uma condição que pode causar parto prematuro ou aborto. Esse é o caso da namorada do cantor João Gomes, Ary Mirelle, que está grávida de 27 semanas e precisou fazer a cirurgia de emergência nesta quinta-feira (9).

Saiba o que é cerclagem uterina, como é feita, quais são os riscos e os cuidados pós-operatórios. Além disso, você vai saber como foi a experiência da Ary Mirelle, que compartilhou com seus seguidores o resultado da cirurgia e agradeceu o apoio do seu namorado e do seu médico.

O que é a cerclagem uterina?

A cirurgia de cerclagem uterina consiste em fechar o colo do útero com uma costura na parte que fica dentro da vagina. Assim, a bolsa que envolve o bebê não desce e não provoca o parto prematuro. A cerclagem uterina é feita depois dos três meses de gravidez, com anestesia geral. O fio usado na costura não é absorvido pelo corpo e é tirado na 37 semana de gravidez, para que o parto aconteça normalmente.

Quais são os riscos da cerclagem uterina?

A cerclagem uterina é um procedimento que pode salvar a vida do bebê e da mãe, mas também tem alguns riscos, como sangramento, infecção, ruptura da bolsa e parto prematuro. Por isso, é importante que a mulher siga as orientações do médico e faça o acompanhamento pré-natal adequado. Alguns sinais de alerta que devem ser comunicados ao médico são: dor abdominal, contrações, sangramento, corrimento, febre, calafrios e diminuição dos movimentos fetais.

Quais são os cuidados pós-operatórios da cerclagem uterina?

A recuperação da cirurgia é rápida, mas requer alguns cuidados, como evitar esforços, contato íntimo e infecções. A mulher deve repousar por alguns dias, evitar levantar pesos, fazer exercícios físicos, dirigir ou viajar. Ela também deve evitar o contato íntimo até o final da gestação, pois isso pode estimular o colo do útero e causar a sua abertura.

Ela também deve tomar os medicamentos prescritos pelo médico, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, e fazer as consultas de rotina para avaliar a evolução da gestação e da cerclagem. Como dito anteriormente, os pontos são retirados com cerca de 37 semanas, para que o parto possa ocorrer normalmente.

Como está Ary Mirelle após a cirurgia?

A namorada do cantor João Gomes, Ary Mirelle, está grávida de 27 semanas e realizou a cerclagem uterina de emergência nesta quinta-feira (9). Ela explicou que ela tem o colo do útero baixo e que o bebê, que se chamará Jorge, poderia nascer a qualquer momento por conta do procedimento.

Pela manhã, João Gomes anunciou que, por conta da cirurgia, decidiu adiar a gravação de um novo CD e ficar ao lado da amada nesse momento difícil. Ele pediu a compreensão e as orações dos fãs e disse que confia em Deus para que tudo dê certo.

Após a cirurgia, Ary Mirelle fez uma publicação no Instagram para contar aos seus seguidores que tudo correu bem e que ela e o bebê estão bem. Ela agradeceu ao seu médico, Stenio Galvão, por ter feito o melhor possível e por ter lhe dado confiança.

"A cirurgia deu certo, graças a Deus eu e Jorge estamos bem. Obrigada Stenio Galvão por ter me ajudado a ficar confiante e por ter dado o seu melhor, tenho certeza que não poderia ter escolhido pessoa melhor. Obrigada meu amor João Gomes por não ter soltado minha mão e por não ter parado de falar 1 segundo (risos). Eu e Jorge te amamos, você já é um paizão", declarou a jovem em uma publicação no Instagram.

Desejamos uma boa recuperação para Ary Mirelle e uma gestação tranquila e saudável para o casal. Que o pequeno Jorge venha ao mundo cheio de saúde e amor.