Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAÚDE

Novo boletim médico diz que Faustão aguarda funcionamento do rim transplantado

Boletim médico sobre a saúde de Faustão informa que apresentador segue internado, realizando hemodiálise e aguarda funcionamento do rim transplantado

Redação CONTIGO! Publicado em 23/03/2024, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novo boletim médico diz que Faustão aguarda funcionamento do rim transplantado - Reprodução/Instagram
Novo boletim médico diz que Faustão aguarda funcionamento do rim transplantado - Reprodução/Instagram

Nesta sexta-feira (22), um novo boletim médico sobre a saúde do apresentador Faustão, de 73 anos, foi divulgado. Segundo o documento, o ícone da TV vem realizando sessões de hemodiálise e aguarda o funcionamento do rim transplantado no dia 26 de fevereiro. 

"O paciente Fausto Silva segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em apartamento, após passar por um transplante de rim, realizado no dia 26 de fevereiro. O paciente vem sendo submetido a sessões de hemodiálise e aguarda a adaptação do órgão e recuperação da função renal. Está consciente, conversa normalmente e respira sem a ajuda de aparelhos", diz o boletim assinado pelos médicos Marcelino Durão, Sérgio Ximenes, Fernando Bacal e Miguel Cendoroglo Neto.

Faustão foi submetido ao transplante de rim após o agravamento de uma doença renal crônica. De acordo com profissionais de saúde, é normal que o órgão transplantado demore um pouco para começar a funcionar no corpo do paciente. 

Esse período de espera ocorre principalmente quando o doador é falecido e se deve à condição conhecida como isquemia fria. Segundo a Biblioteca em Saúde da OMS, isquemia fria consiste no "esfriamento de um tecido ou órgão durante a diminuição da perfusão de sangue, ou na ausência de suprimento sanguíneo". Vale lembrar que Faustão passou por um transplante de coração em agosto do ano passado.

APRESENTADOR FALOU SOBRE ESTADO DE SAÚDE EM ENTREVISTA

O apresentador Faustão quebrou o silêncio e deu detalhes de como está após passar por uma embolização, procedimento em que o fornecimento de sangue é interrompido propositalmente em uma parte do corpo. A intervenção foi necessária devido ao atraso na recuperação do órgão transplantado.

Em entrevista à coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, o comunicador demonstrou esperança na recuperação e garantiu que tudo está dentro do previsto - ele fez questão de ressaltar que, em alguns casos, é necessária uma espera de até um mês para que tudo funcione perfeitamente.

"Fiz todos os exames, está tudo ok com o rim. Às vezes, demora até um mês. Estou na espera, na arte da paciência", relatou ele. Apesar disso, vale apontar, o ex-funcionário da TV Globo segue internado e ainda não tem previsão de alta hospitalar.