Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DESABAFO

Mariana Xavier dá basta após comentários sobre seu corpo: "Não comente"

Atriz Mariana Xavier dá basta nas redes sociais e fala sobre comentários problemáticos que recebe com frequência sobre seu corpo

Gabriel Motta

por Gabriel Motta

jpae_colab@caras.com.br

Publicado em 22/01/2024, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mariana Xavier falou sobre os comentários que recebe sobre seu corpo - Reprodução/Instagram
Mariana Xavier falou sobre os comentários que recebe sobre seu corpo - Reprodução/Instagram

Nesta segunda-feira (22), Mariana Xavier surgiu em suas redes sociais para fazer um desabafo. Ao perceber que recebeu uma enxurrada de comentários a elogiando por ter emagrecido nas últimas semanas, a artista resolveu refletir sobre o endeusamento de corpos magros.

"No fim do ano eu fiz um post fazendo reflexões profundas sobre 2023, mas teve gente que ao invés de embarcar na poesia do texto preferiu focar na foto: 'achei você bem mais magra! Continue o que estiver fazendo', 'Uhuuuuullll! Bora emagrecer para ficar elegante!', 'A Mulher Maravilha emagreceu! Parabéns!'. Certeza de que não foi por mal, mas vamos conversar sobre as motivações e os impactos desse tipo de fala 'elogiosa'? Comentar o corpo das pessoas é um vício do qual a gente precisa se livrar", escreveu ela na legenda da publicação.

Já no vídeo, a atriz lamentou as mensagens, que para ela não são em tom de elogio: "Já falei aqui algumas vezes que a gente não deve comentar o corpo das pessoas, mas ainda tem muita gente que tem dificuldade de entender qual o problema de comentar se a minha intenção é fazer um elogio. E aí a gente precisa parar para pensar: por que emagrecer é sempre um elogio? Que imaginário é esse que faz a gente entender o emagrecer como algo desejável e digno de aplauso o tempo todo?", indagou.

"As pessoas que são ativistas da luta anti-gordofobia são sempre acusadas de romantizar a obesidade. A gente cansa de dizer que romantização de obesidade não existe. Afinal de contas, eu nunca vi nenhum ativista dizendo: 'venha você também para o maravilhoso mundo da gordolândia!', 'ser gordo é maravilhoso', 'aprenda aqui minha dieta para engordar 20 quilos em 15 dias'", continuou Mariana Xavier.

Por fim, ela completou: "A magreza, sim, é tão romantizada, glamourizada que a mesma galera que ataca pessoas gordas dizendo que é pela saúde celebra uma gastroenterite porque: ai, pelo menos emagrece. Nem todo mundo tem como objetivo de vida emagrecer. E mesmo quem tem não deve ser incentivado a fazer isso a qualquer custo. Resumo: não comente o corpo das pessoas", concluiu.

MARIANA XAVIER CRITICOU BALANÇA EM HOTEL

A atriz Mariana Xavier desabafou nas redes sociais após desembarcar em Salvador, na Bahia. É que ela foi surpreendida no hotel onde está hospedada ao ver que foi colocado uma balança de pesagem no quarto e aproveitou para refletir sobre como isso ainda é comum.

Nos stories de seu Instagram, ela refletiu sobre como o item não tem utilidade além de criar complexos nas pessoas: "Ter um secador de cabelo, um ferro de passar roupa, eu acho normal, válido, útil. Agora, eu fico me perguntando, qual o nível de neurose que está sendo estimulado nas pessoas para elas vierem curtir alguns dias de lazer e ficarem usando a balança no banheiro do hotel", apontou.