Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / LUTO

Ex-ator da Globo viveu drama familiar e deixou novelas após esquizofrenia

Betito Tavares, ex-contratado da Globo, conhecido por um papel marcante já recebeu diagnóstico de esquizofrenia e não queria fazer tratamento

Adriel Marques

por Adriel Marques

amarques_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 18/03/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Betito Tavares - (Foto: Reprodução/TV Globo)
Betito Tavares - (Foto: Reprodução/TV Globo)

Betito Tavares, ex-ator da Globo, viveu um drama familiar e deixou novelas após diagnóstico de esquizofrenia. O famoso interpretou Cardosinho em Coração de Estudante, grande gozador da turma de universitários, na trama protagonizada por Adriana Esteves e Fábio Assunção. O jovem na história, filho de lavradores nordestinos, tentava esconder das meninas da cidade sua origem humilde.

Cardosinho fazia tudo e mais um pouco para impressioná-las, até mesmo se passando por filho de propietários de grandes terras. O universitário trabalhava dentro de um consultório odontológico, do Dr. Armando (Ricardo Petráglia). Sua cara metade era advogada e professora Eneida (Ana Carbatti), com quem tentava trocar flertes. De acordo com a irmã de Betito, após o artista receber a notícia de que estava com esquizofrenia, passou a ficar muito triste e situação só foi piorando quando se deu conta que não conseguia retornar ao ofício.

Leia também: Tiago Leifert de volta ao BBB? Tadeu Schmidt pode ganhar reforço

"Vieram o sentimentos de solidão e de medo, por um possível desprezo. Foi difícil cair a ficha de que havia um problema psiquiátrico. Quando a gente percebeu, foi difícil fazer ele entender que tinha. Ele não aceitava o problema! Quando a gente conseguiu fazer algo, já estava um pouco avançado. Passamos uns oito anos tentando. [Ele] não queria o tratamento", disparou Milena Tavares. A familiar continuou em entrevista ao UOL: "Estigma sobre doença mental é muito grande, e as pessoas vivem numa solidão muito grande".

"Decidi falar com o intuito de fazer com que as pessoas normalizassem mais, porque é tanta gente que tem problema. Para acabar com isso, sabe? Que esse caso seja uma centelha de contribuição para que as pessoas tenham um pouco um pouco mais de amor, de compreensão e acolhimento com quem tem esse problema", completou a irmã da figura pública. Apenas em 2021 que o ex-contratado da Globo aceitou fazer o tratamento. Betito que também atuou em Malhação, na pele do garçom Ceará, faleceu aos 42 anos em dezembro de 2022. Renato Góes, no ar em Família é Tudo, lamentou a morte do amigo que era seu vizinho: "Morávamos no mesmo prédio em Recife".

"Eu ainda um adolescente sonhador quando ele foi embora fazer sua primeira novela, Coração de Estudante. Suas conquistas muito me inspiraram. Hoje perdemos um inteligente e inquieto companheiro! Siga em paz! Beijo nos amigos e família", finalizou o marido de Thaila Ayala. Seu último trabalho na televisão aberto foi um episódio da série Casos e Acasos, transmitida pela Globo em 2008.