Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Crime e estado delicado: Tudo o que se sabe sobre o caso de Mingau

Confira tudo o que se sabe sobre o caso delicado do baixista Mingau, que foi baleado na cabeça no último domingo (3)

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 05/09/2023, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caso de Mingau - Reprodução/ Instagram
Caso de Mingau - Reprodução/ Instagram

O baixista Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau, foi baleado na cabeça na madrugada do último domingo (3) enquanto dirigia em Paraty no Rio de Janeiro. Agora, o integrante da banda Ultraje a Rigor está na UTI. Confira tudo o que se sabe sobre o caso:

O crime

O artista foi alvo de um atentado e dirigia quando o carro em que estava foi praticamente metralhado por criminosos. De acordo com informações do g1, obtidas da Polícia Militar, Mingau estava em um bairro afastado do centro, em alta velocidade, quando foi atingido diversas vezes, incluindo a bala que acertou a cabeça dele.

Ele estava junto de um amigo em um carro no bairro na noite deste sábado (02) quando o veículo foi alvejado por tiros. O passageiro conseguiu se abaixar e escapar dos disparos, mas logo percebeu que Mingau, que dirigia, tinha sido atingido na cabeça.

O famoso recebeu socorro rapidamente e foi levado para o Hospital Municipal Hugo Miranda. Segundo as informações, o estado de saúde do músico é estável. Só que, de acordo com a assessoria da banda, como o hospital não tinha um neurocirurgião disponível, ele foi transferido para São Paulo para retirar a bala.

Suspeito preso

Ainda de acordo com o g1, os policiais foram até o bairro de Ilha das Cobras, onde prenderam um suspeito de atirar contra o carro. No local, encontraram armas, munição e drogas. O bairro em questão é, de acordo com Marcello Russo, delegado titular de Paraty, domínio de uma facção de tráfico de drogas.

Os traficantes podem ter confundido o carro de Mingau com outro veículo. "Ao ver esse carro entrando, uma picape escura, eles podem ter confundido e efetuado o disparo que acabou atingindo esse integrante da banda Ultraje a Rigor", analisa o policial.

Carro de Mingau
Reprodução/ TV Globo

Estado de saúde 

A equipe médica do Hospital São Luiz emitiu um comunicado informando sobre a situação delicada do músico. Segundo a nota divulgada à Splash, do UOL, "o quadro clínico é considerado delicado". Mingau receberá todo o suporte necessário, com a coordenação dos cuidados a cargo do renomado neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira.

Já nesta terça-feira (5), o Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D'Or, realizou uma coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde. "Ele foi para o centro cirúrgico, uma vez que havia traumatismo craniano, para prevenir infecções e remover situações de coágulos que se formam no tecido traumatizado. Tudo foi feito de acordo com as normas e as técnicas adequadas. Ele está em uma unidade neurointensivista. Operações futuras podem ser necessárias, mas só o tempo irá dizer. Na UTI se fazem exames e se avaliam", explicaram.

Thiago Romano, responsável pelo acompanhamento na UTI, detalhou a situação atual do artista. "Traumas dessa magnitude apresentam 3 fases: trauma, inchaço cerebral e vigilância (despertar, controle infeccioso). Hoje o Mingau está sedado e está na fase de controle da hipertensão craniana".

Abalada!

Isabella Aglio, filha da vítima, utilizou sua rede social no domingo (3) para fazer um apelo às pessoas, solicitando que orem pela recuperação de seu pai. Com a voz trêmula e visivelmente abalada, Isabella compartilhou a difícil situação familiar. "Como a maioria já sabe, meu pai foi baleado na cabeça ontem em Paraty. Na hora que soubemos, eu e minha mãe fomos para lá, e foram horas e horas de tentar esse trâmite, essa burocracia de trazê-lo para São Paulo", disse.

E continuou: "Então agora ele já está no hospital qualificado, com uma equipe qualificada, incluindo um neurocirurgião. Enfim, ele está sendo muito bem atendido. Mas, gente, o estado é delicado, né?", desabafou. “Eu queria pedir para vocês: orem pelo meu pai, por favor".

Vale ressaltar que Mingau tem 56 anos, é casado com Maira Peres Cardoso e se apresenta pelo Ultraje ao Rigor desde 1999. Sucesso nos anos 80, a banda Ultraje a Rigor atualmente toca no The Noite, programa de Danilo Gentili no SBT.