Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTREVISTA

Angelica reflete sobre desafios após completar 50 anos: 'Maturidade'

Em bate-papo com a Contigo! Novelas, Angelica falou sobre a chegada dos 50 anos e a série 50 & Tanto, exibida no Fantástico, no GNT e no Globoplay

Fernanda Chaves Publicado em 12/12/2023, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Angelica celebra fase após completar 50 anos - Foto: João Miguel Júnior/TV Globo
Angelica celebra fase após completar 50 anos - Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

Com 50 anos recém completados, Angelica celebra meia década vivida com a série 50 & Tanto, exibida no Fantástico, no GNT e no Globoplay. Ao longo dos episódios, a artista recebe outras famosas para refletir sobre vida e carreira. Em bate-papo com a Contigo! Novelas, a loira falou sobre o projeto que marca um novo momento em sua trajetória.

Como foram as gravações do 50 & Tanto?
"Incríveis! A gente ria e, segundos depois, chorava. Todo mundo à vontade, afinal, a gente estava literalmente em casa. As mulheres que participaram são maravilhosas, algumas eu conhecia mais, outras menos, outras estava louca para conhecer e aí foi uma forma também de conhecê-las. Todas com histórias semelhantes, histórias que cruzavam de alguma forma com a minha. Esse projeto me fez refletir sobre esses 50 anos, até mesmo com as imagens, com tudo que a gente viu para editar e para fazer o programa, coisas que nem lembrava, que estavam no fundo do coração, da memória. Revisitar isso tudo foi importante também nesse momento. Até mesmo na pré-entrevista que a gente fez, quando o Chico Felitti ia escrever os roteiros, foi muita coisa, coisas que eu nem lembrava. Foi uma terapia (risos). Sou grata por tudo, por esse projeto, por todo mundo que embarcou comigo nessa festa, nessa comemoração."

Não é um documentário, mas, nos episódios, você relembra momentos da sua vida...
"É o fio condutor para que as convidadas contassem as suas histórias, angústias, alegrias, para que mulheres e pessoas se identifiquem também. As pessoas se emocionavam até nos bastidores, porque você se identifica com os perrengues, tristezas de cada uma. Editar foi um desafio, porque temos muito material e a ideia não era fazer um documentário. A ideia era fazer uma coisa que tivesse a ver com o momento em que estou hoje, de conversar, trocar, dar minha opinião, contar minha história... O mais legal da vida é trocar, aprender com o outro. Eu estou aí, aprendendo muito ainda e quero aprender muito, com muita mulher legal, gente legal, que pode me inspirar. Falando dessas trocas, ao longo da carreira, provavelmente teve coisas que você quis falar e não falou."

O que aparenta pra gente é que hoje você está mais livre. Os 50 te deram mais liberdade?
"Pode ser os 50, os 40, os 60... No meu caso, os 50 trouxe maturidade, segurança para falar, saber realmente aquilo que desejo para curtir cada momento. Foi uma construção. Quando fiz 40, falavam 'Vai fazer 40. Nossa!'. Mas fiz 40 e não mudou nada. Só que, Entre os 40 e 50, realmente, foram 10 anos em que entrei em um processo de reflexão intensa. Os filhos já estão mais velhos, você está, de repente, em um trabalho que quer mudar, tem casamento, menopausa... Os 40 iniciam um monte de coisinhas na cabeça e a gente começa a se abrir para refletir. Pra mim foi um período de vulnerabilidade. Me sentia, às vezes, bem vulnerável, o que foi bom, porque me fez entender aquele processo e dar volta por cima. Então, acho, ele me preparou para os 50 e com essa segurança, para essa maturidade e para esses desejos que vem a partir de agora."

Foi difícil?
"Tive momentos não muito fáceis de entendimento e que, agora sim, está tudo mais claro. Muita mulher
se identifica com essa fase. Por exemplo, meu filho vai se formar agora, o Joaquim. É um ciclo que se fecha. Hoje ele mandou a foto com a beca e é uma sensação muito louca, de um encerramento, de fechar mais um ciclo e iniciar outro. Passa um filme na cabeça, a criança entrando na escola, o primeiro dia de aula, você fazendo adaptação... Esse momento da mulher é difícil de encerrar. E pegar essa força, essa potência, essas emoções todas e transformar para o que vem. E o que vem é muito maravilhoso, porque você já está passando tanta coisa, você já elaborou tanto, se colocou em situações que aprendeu tanto, que amadureceu, né? Então, vem coisa boa, se você souber usar esses altos e baixos dos 40 para transformar os 50 em uma nova etapa, muito potente."

O 50 & Tantos te fez refletir sobre muitas coisas. O que ficou de aprendizado?
"Vendo o projeto, percebo que nem curti muito tantas coisas que fiz ao longo desses anos todos que vivi. Porque era tanta coisa pra fazer que você acaba virando uma máquina, fazendo, fazendo e não aproveitando, não vivendo, não saboreando isso tudo. Então, isso também foi uma das coisas importantes nesse projeto, poder rever, agradecer, ver quanta coisa legal, quanta história boa eu deixei e que, a partir de agora, quero saborear novas coisas, com muito mais atenção, mais tempo, mais cuidado para cada uma que surgir a partir desse momento. Se tivesse que viver tudo, viveria tudo outra vez, para poder saborear aquilo que eu não saboreei. Acho que esse projeto me fez chegar a estas conclusões e viver isso tudo novamente foi incrível. Realmente encerrando uma etapa e iniciando outra com o 50 & Tanto."