Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / CONHEÇA!

Além de Letícia Sabatella, outros famosos também receberam diagnóstico tardio de transtorno

Conheça os famosos que também receberam diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista já na fase adulta

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 18/09/2023, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Famosos com TEA - Reprodução/ Youtube/ Instagram e TV Globo
Famosos com TEA - Reprodução/ Youtube/ Instagram e TV Globo

Recentemente Letícia Sabatella anunciou o seu diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) aos 52 anos. Ela fez um grande desabafo em suas redes sociais, além de dar detalhes ao Fantástico no último domingo (17). Mas não é só a atriz; conheça outros artistas que também têm autismo:

Angélica Morango

A ex-BBB Angélica Morango descobriu o TEA aos 36 anos. Em 2022, a participante da 10ª edição do reality procurou um psicólogo especializado em pessoas com Transtorno do Espectro Autista e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e acabou recebendo o diagnóstico.

Por meio de suas redes sociais, ela contou que o profissional identificou sinais de autismo, o que foi comprovado por um psiquiatra. Angélica Morango ainda disse que recebeu um laudo de mais de 20 páginas para a comprovação.

Vitor Fadul

O cantor Victor Fadul, casado com Leandro Karnal, descobriu o diagnóstico aos 25 anos. Ele contou que percebia sinais desde sua infância, mas, por medo de um resultado, postergou o diagnóstico. “Não me encaixava bem em nenhum ambiente. Era um estranho no ninho. Com o tempo, isso foi minando minha autoestima, e assim segui até a adolescência, quando comecei a apresentar sintomas tímidos de depressão”, disse à Veja.

Após descobrir que tinha TEA, o artista entrou em um processo de autoconhecimento muito grande. “Finalmente, recebi o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA). Isso representou a virada de chave na minha vida, a ficha que caiu. A partir dali, diversos acontecimentos mal resolvidos do passado fizeram sentido”.

Amanda Ramalho

A apresentadora Amanda Ramalho, conhecida pelo Pânico na TV, foi diagnosticada aos 36 anos mas também enxergava sinais desde cedo, ainda na infância. Ao UOL, ela contou como se sentiu quando descobriu. “Foi chocante e ao mesmo tempo não foi. No fim das contas, é só uma palavra, mas uma palavra carregada de muito preconceito. Passei por um luto durante alguns dias e chorei bastante”, disse.

Leilah Moreno

A atriz e cantora também descobriu o TEA já na fase adulta. Entretanto, ela enxerga o diagnóstico com muita positividade. De acordo com a artista, foi possível se entender ainda mais e se encaixar no mundo artístico.

"O autismo não é um castigo. Se eu não tivesse o espectro, não teria desenvolvido as minhas aptidões com tanto afinco. Estar dentro do espectro autista me deu muitas vitórias. Trabalhar com o público era para ser a coisa mais difícil do mundo e é o que me torna mais forte. Tive que estudar e entender quando entrei nesse universo, me conheci. Foi a coisa mais importante e bonita que podia ter acontecido comigo, sou muito feliz por isso", afirmou ao Gshow.

Jéssica Sodré

A intérprete de Lady Daiane em Senhora do Destino também recebeu o diagnóstico de autismo. Ela, que ficou conhecida pelo seu papel na novela, contou que nunca conseguiu lidar da melhor forma com o assédio de seus fãs e, a partir disso, passou a investigar.

“Tenho diagnóstico de autismo e TDAH. Isso muda a forma como a gente se relaciona no mundo. Eu não entendia as pessoas nem o modo como elas agiam. Era como uma incapacidade de perceber as nuances. Por isso, eu estava há bastante tempo sem procurar nenhum meio de fazer testes. Mas há uns dois anos, investiguei e tive o diagnóstico. Agora que me entendo, acredito que estou pronta para voltar ao mercado”, disse ao O Globo.

Relato forte!

Um relato forte da atriz Letícia Sabatella emocionou os fãs neste domingo (17). A artista contou ao Fantástico como foi recebeu o diagnóstico de que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apenas aos 52 anos.

"O diagnóstico traz alívio pra quem passa a vida se achando diferente e incompreendida", afirmou ela durante a conversa exibida pelo programa. Ela disse que desde muito cedo sempre percebia que era diferente, seja quando ainda estava em idade escolar, seja mais tarde. 

A artista disse que sofre com uma hipersensibilidade sensorial, ou seja, reage com mais intensidade aos estímulos, algo que sempre foi sentido ao longo de sua vida. "Tem horas que eu chego a passar mal, parece uma agressão", diz.