Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Relembre!

29 anos sem Mussum: Humorista morreu após um transplante de coração

Saiba como o humorista Mussum morreu após um transplante de coração há quase três décadas; relembre

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 28/08/2023, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como o humorista Mussum morreu após um transplante de coração há quase três décadas; relembre - Reprodução/Instagram
Saiba como o humorista Mussum morreu após um transplante de coração há quase três décadas; relembre - Reprodução/Instagram

Mussum foi um dos maiores ícones do humor brasileiro, integrando o grupo Os Trapalhões e criando bordões inesquecíveis. Ele também foi músico, pai de cinco filhos e sambista da Mangueira. Mas você sabia que ele morreu há 29 anos após um transplante de coração?

Quem foi Mussum?

Mussum nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 1941, com o nome de Antônio Carlos Bernardes Gomes. Ele começou sua carreira artística como músico, tocando reco-reco no grupo Os Originais do Samba, que fez sucesso nos anos 60 e 70 com canções como “Do Lado Direito da Rua Direita” e “Cadê Teresa”.

Em 1966, ele iniciou sua carreira na televisão participando de vários musicais da TV aberta. Em 1969, ele recebeu o convite para integrar o grupo humorístico Os Trapalhões, na época na Excelsior. Ele recusou inicialmente, mas foi convencido por Dedé Santana e passou a fazer parte da trupe em 1972, já que Zacarias só entro em 1974. Antes de entrar para o grupo, porém, Mussum atuou nos primórdios da Escolinha do Professor Raimundo, com Chico Anysio.

O companheiro de Renato Aragão se destacou por seu talento, carisma e irreverência. Ele criou bordões que entraram para a história do humor nacional, como “cacildis” e “forevis”. Ele também era conhecido por seu amor pela cerveja e pelo samba. Ele era um dos baluartes da escola de samba Mangueira e tocava em dias de folga.

Mussum foi casado com Leny Castro dos Santos, de 1965 a 1969, e teve um filho, Augusto Cezar. Seu segundo casamento foi com Neila da Costa Bernardes Gomes, que conheceu em 1972 e com quem permaneceu junto até o fim da vida. Os dois tiveram um filho, Sandro.

Fora do casamento, Mussum teve mais quatro filhos: Paula Aparecida, Antonio Carlos Filho e Antônio Carlos Santana (“Mussunzinho”). Além disso, em outubro de 2019, foi comprovado que o dentista Igor Palhano também é filho biológico de Mussum.

Como Mussum morreu?

Mussum sofria de miocardiopatia dilatada, uma doença que enfraquece o músculo cardíaco e dificulta o bombeamento do sangue pelo corpo. Ele precisava fazer um transplante de coração para sobreviver. Ele conseguiu um doador compatível e foi submetido à cirurgia no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Porém, dias após a cirurgia, os médicos detectaram a formação de coágulos no tórax, o que fez com que o humorista fosse operado pela segunda vez. O quadro clínico piorou, o que causou uma infecção grave nos pulmões.

A morte de Mussum ocorreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos. A notícia causou uma grande comoção nacional. Ele foi sepultado no Cemitério Congonhas, em São Paulo. A escola de samba Mangueira decretou luto e relembrou que o humorista tocava samba com as crianças da Mangueira do Amanhã em dias de folga.

Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.