Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / ENTENDA!

Preconceito, Justiça e pronunciamento: entenda o caso de racismo envolvendo Luísa Sonza

Luísa Sonza está envolvida em um caso de racismo que aconteceu em 2018 e veio à tona após o processo na Justiça; entenda tudo o que aconteceu

Redação Contigo! Publicado em 02/10/2022, às 22h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caso de racismo de Luísa Sonza - Reprodução/Instagram
Caso de racismo de Luísa Sonza - Reprodução/Instagram

Luísa Sonza está envolvida em um caso de racismo que aconteceu em 2018. Por causa da situação, a cantora chegou até a adiar sua turnê, que aconteceria em outubro, para novembro. Entenda tudo o que aconteceu:

O caso

O caso, que aconteceu há 4 anos, foi movido por Isabel Macedo de Jesus, que denunciou a cantora por um suposto ato preconceituoso e pede R$ 10 mil de indenização. Segundo ela, a famosa teria a abordado em um festival gastronômico em Fernando de Noronha, dando um tapinha em seu braço e exigindo água de forma arrogante.

“Me arrume água aí”, Luísa Sonza teria dito, segundo a vítima. Acontece que Isabel não era funcionária do evento, e sim uma turista como a cantora.

Defesa de Luísa Sonza

A defesa da funkeira, porém, pedem multa à autora da denúncia por acreditarem que ela esteja praticando litigância de má-fé para “usufruir de vantagens financeiras e obter seus cinco minutos de fama”.

Luísa Sonza chegou a falar sobre o caso na época, quando a situação veio à tona ao público. Ela se defendeu e garantiu que não praticou nenhuma ação preconceituosa.

“Gente, tudo isso é mentira! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor da sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda”, disse ela.

Reação dos fãs

O silêncio da funkeira acabou deixando os seguidores agoniados, alguns até mesmo decidiram parar de apoiar a cantora até que ela fizesse algo a respeito.

"Fiquei tão decepcionada com o caso de racismo envolvendo a Luísa Sonza. Ela e seus advogados alegaram que a vítima está querendo chamar atenção sendo que a mulher não deu nenhuma entrevista ou apareceu pra falar do assunto. Seria digno ela reconhecer que errou e aprender com o erro", escreveu uma usuária do Twitter.

Até mesmo um portal de informações da cantora decidiu pular para fora do barco. Bem sérios, eles finalizaram as atividades do perfil até que a funkeira tome uma atitude. "Esse silêncio todo da Luísa está angustiante, portanto, nós do QG Luísa Sonza estamos encerrando as atividades até que a Luísa faça um comunicado digno perante esses últimos ocorridos”, disseram.

Pronunciamento

Por meio de suas redes sociais, a cantora resolveu se pronunciar sobre o assunto. "Estou acompanhando tudo e meu silêncio nesses dias não é porque não queira falar sobre o assunto, mas porque eu precisava desse tempo para refletir, conversar com as pessoas e entender melhor algumas questões que achei que dominava, mas me dei conta que não", começou ela.

Em seu pronunciamento, feito por meio de uma carta aberta, Luísa Sonza afirmou que o caso não é de racismo ou injúria racial, mas sim por danos morais. Além disso, ela também frisou que está disposta a acatar ao valor pedido pela ré em uma possível nova audiência que também quer solicitar.

"Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisa ser sempre assim. Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas à questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia", continuou.

Turnê adiada

Após seu pronunciamento, a loira ficou 10 dias longe das redes sociais e voltou para anunciar que irá adiar sua turnê, que começaria no próximo sábado (1).

“Gente, seguinte, tô sumida daqui porque tô resolvendo todo o caso com a Isabel. Tô procurando a melhor forma de resolver isso da maneira mais certa, correta e de acordo com os meus ideais. Quero dizer de antemão que é óbvio que eu quero vir aqui conversar com vocês, que eu quero pedir desculpas para vocês. Mas primeiro diretamente na Justiça e diretamente com a Isabel", começou ela.

Em seguida, a artista anunciou o adiamento de sua turnê Conto dos Dois Mundos, pois ela não conseguiu ensaiar e se preparar para o lançamento.

"Mais uma vez, de antemão, desculpa por tudo. Mas eu preciso resolver isso da melhor maneira e essa maneira leva muito mais tempo do que só vir aqui na internet falar sobre isso. Eu quero realmente fazer a coisa certa e que seja de acordo com o que eu sempre falei e com o que eu sempre acreditei. Vou continuar sendo aliada [à causa], vou continuar acreditando cada vez mais e agora de uma maneira mais séria ainda e mais profunda", finalizou.