Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / ENTENDA!

Doença que matou Lolita Rodrigues pode gerar complicações fatais; especialista explica

Em entrevista exclusiva, o cardiologista Heron Rached explica como a doença que matou Lolita Rodrigues pode gerar complicações

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 07/11/2023, às 18h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Doença que matou Lolita Rodrigues - Reprodução/ Instagram
Doença que matou Lolita Rodrigues - Reprodução/ Instagram

A atriz Lolita Rodrigues faleceu aos 94 anos no último domingo (05) na cidade de João Pessoa, onde morava com sua filha. A causa de seu falecimento foi a pneumonia e, em conversa com a CONTIGO!, o cardiologista Heron Rached explicou quais complicações essa doença pode gerar.

De acordo com o especialista, a pneumonia pode afetar gravemente a saúde cardiovascular, já que um caso infeccioso gera um excesso de estímulo no coração. “No caso do pulmão, ele é o centro da respiração, ou seja, quando ele está afetado, a taxa de oxigenação no sangue pode cair, prejudicando o coração e os outros órgãos”, explicou.

As bactérias presentes na pneumonia ainda podem se alojar nas válvulas do coração, levando a outras infecções, de acordo com o especialista. “A pneumonia, principalmente em idosos, pode afetar a saúde de uma forma geral”, afirmou.

Entretanto, esses casos podem ser revertidos. “Uma vez que a pneumonia é resolvida, o coração começa a trabalhar de forma mais leve. Então isso não deixa sequelas ao coração”, disse o doutor Heron Rached em entrevista exclusiva.

Por isso, o tratamento contra a doença precisa ser feita de forma adequada. “Quando bacteriana, o ideal é que seja com antibióticos, quando viral, através de corticoides”, finalizou o cardiologista.

OS ÚLTIMOS ANOS DE LOLITA

A atriz Lolita Rodrigues passou os últimos anos isolada ao lado da filha na cidade de João Pessoa, na Paraíba, cidade em que nasceu. Aposentada, ela viveu na cidade durante os últimos 13 anos e evitou os holofotes, até a morte repentina neste domingo (05).

Em 2015, a famosa deu uma entrevista ao jornal Extra falando a respeito da aposentadoria. "Já estou velhinha, meu prazo de validade acabou. Vim morar com minha filha que já estava aqui há 12 anos. Não podia mais ficar sozinha, tenho muita dificuldade para andar", explicou na época.