Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / Mahatma Andy

Andy Gercker, de Tô de Graça, mistura psicologia e humor em nova peça: "Me sentindo à vontade"

Em entrevista à CONTIGO, ator Andy Gercker entregou detalhes de projeto construído ao longo de experiência na pandemia

Surenã Dias Publicado em 24/11/2023, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andy Gercker aborda dilemas da saúde mental com humor na peça Mahatma Andy e a Batata Filosofal - Foto: Reprodução / Instagram
Andy Gercker aborda dilemas da saúde mental com humor na peça Mahatma Andy e a Batata Filosofal - Foto: Reprodução / Instagram

O ator Andy Gercker, o Maico da série de humor Tô de Graça, do Multishow, tem superado suas dores e perdas no palco. Em cartaz com o espetáculo Mahatma Andy e a Batata Filosofal, no Rio de Janeiro, o artista deu entrevista à CONTIGO! falando um pouco de sua entrega ao projeto que mistura humor e neurociência.  "Me sentindo à vontade", afirma.

"Digo que é uma peça de humor, que mescla humor com neurociência, história, filosofia, fantasia, então ela é uma peça que conta uma jornada. Então ela vai te conduzir na história desse personagem de uma maneira leve. Ela não é nem muito cabeça e também nem uma comédia escrachada, ela tem humor pra facilitar, mas ela vai te encantando", disse ele, que irá se despedir do personagem Maico, no filme Tô de Graça, que deve estrear nos próximos meses. 

Produzida durante a pandemia, a peça contou com uma intensa preparação de Andy, que decidiu colocar a mão na massa após finalizar uma pós-graduação em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness. "Essa é a minha primeira peça depois da pandemia, eu tinha feito teatro antes da pandemia e encerrou tudo, depois a gente parou", lembra ele, que decidiu superar suas perdas e traumas do período no palco.

"Esse curso me ajudou muito na feitura desse texto, dessa dramaturgia foi, de fato, um projeto de uma jornada mesmo. Eu digo que é um convite, uma jornada de libertação, porque você revisitando o seu passado você conseguindo identificar os seus gatilhos emocionais, você vai se preparando melhor para a vida", conta.

A proposta do monólogo é que o público se identifique com a jornada de Mahatma Andy, refletindo sobre sua própria capacidade de realização espiritual interna. A peça também convida os espectadores a se conectarem com sua própria interioridade e a explorarem o seu potencial para se tornarem "grandes almas".

Assinando direção e roteiro do espetáculo, Andy conta que está bastante satisfeito com o resultado e que não sentiu dificuldade durante o processo. Segundo ele, ter se aprofundado no tema e ter aproveitado um pouco do conhecimento absorvido no curso foi essencial para ele se sentir mais à vontade em cena. 

Leia também: Zé Celso ajudou na carreira de grandes atores; saiba quais começaram no Teatro Oficina

"Acho que foi difícil pelo contexto externo (a pandemia), mas em compensação, acho que esse é o trabalho que eu mais estou me sentindo à vontade para fazer. Porque eu tenho propriedade do que eu tô contando, sinto esse prazer em estar compartilhando essa história com a plateia", finaliza o ator.

O espetáculo Mahatma Andy e a Batata Filosofal fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o dia 30 de novembro. Apresentado todas às quartas e quintas, ele tem entrada a partir de 30 reais.