Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / ENTENDA!

BBB 24: Psicólogo analisa comportamento de Vanessa Lopes: “Fins desagradáveis”

Em conversa com a CONTIGO!, o psicólogo Luiz Mafle analisa comportamento de Vanessa Lopes no BBB24 e aponta atitude da Globo

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 18/01/2024, às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vanessa Lopes no BBB 24 - Reprodução/ TV Globo
Vanessa Lopes no BBB 24 - Reprodução/ TV Globo

O comportamento de Vanessa Lopes no BBB 24 está sendo bastante comentado nas redes sociais. Isso porque os telespectadores estão preocupados com a saúde mental e atentos às mudanças e atitudes da influenciadora no programa. Em conversa com a CONTIGO!, o psicólogo e Doutor em Psicologia Luiz Mafle analisou a situação envolvendo a famosa.

O que tem chamado atenção são algumas teorias que a sister vem criando, rotuladas por alguns como "mania de perseguição". Além disso, ela está enfrentando crises de choro e atitudes estranhas em algumas ocasiões.

De acordo com o psicólogo, diversas possibilidades podem ter influenciado para esse comportamento de Vanessa.“A primeira seria o fato de ter se limitado ao próprio mundo criado em sua comunidade de seguidores, na qual ela se torna a líder”, começou.

“Diante disso, surge um processo denominado dissonância cognitiva em que só se consegue acreditar naquilo que reforça as próprias convicções, buscando excluir aquilo que não confirma as próprias verdades. Isso leva a se sentir perseguida por opiniões alheias, mas como no contexto ela não tem quem reafirme o contrário, isso pode gerar um conflito psicológico intenso”, explicou ele, que apontou a necessidade da participante ser analisada a partir de seu histórico de vida, não apenas pelo reality.

Entretanto, o confinamento e a competição do jogo podem ter prejudicado a saúde mental de Vanessa.“Um confinamento como proposto e que privilegia a competição faz com que a tensão aumente. Essa tensão ativa o sistema de luta e fuga e faz com que qualquer sintoma psicológico se acentue, piorando qualquer quadro prévio. Não é a primeira vez que assistimos essa situação no programa”, afirmou em conversa com a CONTIGO!.

Para o profissional, é importante que a TV Globo disponibilize um profissional da psicologia para atender a participante. Entretanto, “nessa situação, qualquer decisão precipitada pode ter fins desagradáveis”. Isso porque, segundo ele, tirá-la do programa também pode prejudicar seu psicológico.

“Uma retirada repentina poderia exacerbar uma frustração e uma percepção de incapacidade. A permanência pode piorar o quadro. Seja qual for a escolha, daqui para a frente, a emissora precisará apoiar psicologicamente a participante. Mas a princípio, diante das repetições dos episódios de agressão e choro fácil, sair parece ser o mais sensato”, opinou o psicólogo Luiz Mafle.