Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / Vixe!

BBB23: Conselho de Enfermagem emite nota após fala de Fred Nicácio: "Não está subordinada"

O Conselho de Enfermagem emite nota após fala de Fred Nicácio no BBB23; confira o comunicado na íntegra

Redação Contigo! Publicado em 18/01/2023, às 20h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Conselho de Enfermagem emite nota após fala de Fred Nicácio no BBB23: "Não está subordinada" - Reprodução/Instagram/Globo
O Conselho de Enfermagem emite nota após fala de Fred Nicácio no BBB23: "Não está subordinada" - Reprodução/Instagram/Globo

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (18) para rebater uma declaração do médico Fred Nicácio no Big Brother Brasil 23 na qual citou uma profissional de enfermagem.

Na manhã de hoje, o participante do grupo Camarote contou para outros brothers uma situação que considerou racista quando era fisioterapeuta: "Eu vi um médico entubando e eu falei assim: 'eu queria fazer isso aí'. Uma enfermeira branca olhou para mim e disse: 'sai pra lá, menino, isso é só para médico. Sete anos depois voltei e ela era minha enfermeira", relatou.

Após essa fala, o Coren-SP, através das redes sociais, disse que a enfermagem é uma profissão autônoma, regulamentada e que não existe hierarquia entre profissões numa equipe multidisciplinar, como é o caso de equipes de saúde.

"O Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria", declarou.

CONFIRA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA

"O programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo. A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria."