Vilma (Viétia Zangrandi) em momento decisivo de Elas por Elas - Reprodução/Globo
ÚLTIMA SEMANA

Elas por Elas dá chance de ouro a Viétia Zangrandi na reta final

Com mais de 20 anos de carreira na TV, Viétia Zangrandi surpreende o público de Elas por Elas com reviravolta de ex-secretária do vilão

Arthur Pazin Publicado em 10/04/2024, às 21h08

No capítulo desta quarta (10) de Elas por Elas, Vilma (Viétia Zangrandi) foi peça-chave para ajudar a resolver um dos momentos mais esperados pelo público da novela das seis da Globo. A personagem foi uma das responsáveis por ajudar Mário Fofoca (Lázaro Ramos) e Lara (Deborah Secco) a desmascarar Roberto (Cássio Gabus Mendes).

Buscada pelo detetive como última tentativa de salvar Taís (Késia) da injusta acusação de ter matado Átila (Sergio Guizé), a ex-secretária do advogado surgiu, inesperadamente, nos tribunais, para negar o álibi dado pelo vilão de que estava com ele no dia da morte do amante da modelo.

Bastou um "não, eu não estava  com ele" para que a plateia que assistia ao depoimento sentisse um alívio gigantesco diante de uma série de acusações mentirosas encabeçadas pelo ex-sócio do falecido. A situação também foi sentida do lado de cá da telinha e aconteceu dias após a fiel escudeira do crápula "pular do barco" depois de quase ser envenanada pelo malvado.

Resta agora conferir a reação de Roberto e a decisão da juíza no penúltimo capítulo, que será exibido nesta quinta (11). O folhetim das seis também terá de resolver nos dois últimos dias a prisão de Ísis (Rayssa Bratillieri), acusada injustamente de matar a foragida Helena (Isabel Teixeira).

SURPRESA!

É claro que o depoimento de Petrúcio (Jonas Bloch) e a "mãozinha" de Nice (Ludmila Rosa) também foram fundamentais para colaborar com a absolvição de Taís. O peso da reviravolta trazida por Vilma, entretanto, só confirma a chance de ouro que Elas por Elas tem dado a Viétia Zangrandi na reta final da trama.

Introduzida ao público como a assistente de Roberto na advocacia, Vilma passou a novela atendendo a telefonemas, recebendo visitas e também servindo de ouvidos para Roberto dentro de seu escritório. Embora silenciosa e extremamente fiel, a personagem tomou outra proporção nos últimos dias depois de romper com o comparsa.

Alertada por Lara e Mário, Vilma havia optado, inicialmente, por fugir, sem colaborar, mas também sem prejudicar o ex-aliado. Mas bastou um pedido de "luz" do detetive depois de ser expulso do depoimento para Vilma vir à tona e de surpresa.

Viétia Zangrandi (à época Rocha) ao lado de Daniel Boaventura em Amor e Ódio (2001) (Foto: Reproduçao/SBT)

 

TALENTO DE MAIS DE DUAS DÉCADAS

Quem acompanha novelas por agora ou não tem boa memória, pode estar se perguntando de onde surgiu Viétia Zangrandi. Mas o talento da artista, no entanto, não é novidade ou revelação. Ainda sob o nome de Viétia Rocha, a atriz foi responsável por encher de maldades a Fazenda Cascavel, em Amor e Ódio (2001), no SBT.

Ao lado do saudoso Jonas Mello (1937-2020) e de Edson Fieschi, Laura Castro Villa Real, sua personagem, deitou e rolou contra os protagonistas vividos por Suzy Rêgo e Daniel Boaventura no remake mexicano da emissora de Silvio Santos. A vilã é lembrada por uma marcante cena de suicídio no final da trama.

A escalação foi tão certeira que, à época, Viétia virou figurinha nas novelas adaptadas do canal concorrente, dando vida posteriormente a Celine em Pequena Travessa (2002) - que "vira e mexe" ganha reprise nas tardes do SBT - e Dora em Seus Olhos (2004). 

Após as experiências com maior destaque ao telespectador, Viétia passou a integrar o elenco secundário de inúmeras novelas da Globo, como Belíssima (2005), Páginas da Vida (2006) e Cama de Gato (2009), além de integrar o elenco da versão brasileira de Donas de Casas Desesperadas (2007), na RedeTV!.

A parceria com Alessandro Marson e Thereza Falcão, autores de Elas por Elas, nos folhetins globais veio em Novo Mundo (2017), quando Viétia encarnou Nívea, a criada de Thomas (Gabriel Braga Nunes), principal vilão da trama. A personagem também era cúmplice dos golpes dados pelo malvado, mas ao longo da história, conseguiu se livrar do crápula.

Globo novela das seis Elas por Elas Viétia Zangrandi

Leia também

Família É Tudo: Júpiter escapa para 'encontro' e deixa irmãos desconfiados


Renascer: Meire lamenta distanciamento e implora por perdão de Buba


Mãe de Buba em Renascer, atriz foi cotada para ser Odete em remake de Vale Tudo


Renascer: Inocêncio surta após nascimento de neta e sequestra bebê


No Rancho Fundo: Deodora arma casais para conseguir fortuna


Renascer: Filha de José Inocêncio? DNA da gravidez de Teca faz revelação chocante do passado