Samara Felippo faz desabafo após seguidora criticar os cabelos de suas filhas: "Seus traços e raízes são sinônimos de beleza" - Reprodução/Instagram
EITA!

Samara Felippo faz desabafo após seguidora criticar os cabelos de suas filhas: "Seus traços e raízes são sinônimos de beleza"

Após ouvir que as madeixas são "horrorosas" e elas deveriam alisar, a atriz falou sobre o preconceito sofrido por crianças pretas

Redação Contigo! Publicado em 05/10/2021, às 15h58

Samara Felippo desabafou nas redes sociais sobre um assunto sério. Ela falou sobre o racismo que suas filhas sofrem na internet, relacionado principalmente aos seus cabelos crespos.

Na publicação, a atriz compartilhou prints de uma seguidora criticando o cabelo das meninas e dizendo que elas deveriam alisar: "Cabelo horrível, bota alisante nisso", "Não sou fake não, sou realista, o cabelo de suas filhas são horrorosos", "Tem que alisar esse cabelo".

Na legenda, ela escreveu texto falando sobre o assunto. Primeiro, ela falou sobre as crianças pretas que passam por isso diariamente. 

"Gatilho! Leiam o texto! Olhem essas frases, como bate em você? Não quero linchamento, apenas reflexão. Não adianta você simplesmente dizer que não é racista. É preciso pensar e agir. Imaginem quantas crianças pretas sofrem todos os dias, deixam de estudar, machucam seu coro cabeludo pra alisarem os cabelos, se odeiam e crescem cheias de dores e traumas", começou ela. 

Logo depois, ela contou que a filha já sentiu uma pressão para alisar o cabelo com apenas 7 anos. 

"Comecei meu trabalho como ativista nas redes sociais sem saber nada, comecei meio que num baque de ódio por minha filha querer alisar o cabelo aos 7 anos pra se encaixar na turminha de amigas brancas da escola. Fui me desconstruindo a cada dia, a cada descoberta e uma delas foi o quanto cresci racista. Nessa reeducação, fui procurando, estudando e aplicando em casa com minhas filhas. Mas você branco não precisa ser pai ou mãe de uma criança preta para começar a agir", explicou. 

A atriz continuou falando sobre a sua jornada para falar sobre a importância da representatividade dos cabelos crespos e cacheados, principalmente para crianças. 

"Através do Muito Além de Cachos, um canal que criei no youtube com elas (parado por enquanto), criamos muito conteúdo lindo e representativo para que elas passassem a se amar e amar seus cabelos, porque situações racistas iriam chegar. Acredito que existem muitas formas de combater o racismo, a 1º é nomear, racismo, ele existe e é um fato, a 2º é brancos reconhecerem seus privilégios e a 3º pra mim, dentro da minha história é a representatividade positiva, não só para crianças pretas se reconhecerem e entenderem que seus cabelos, traços e raízes são sinônimos de beleza, mas para que crianças brancas cresçam com a normalização de corpos pretos ocupando espaços relevantes, de destaque por toda a sociedade", afirmou. 

Ela ainda convidou os seguidores a refletirem sobre o tema. 

"E na minha jornada os cabelos foram o que mais me ajudou a elevar a autoestima, a sensação de pertencimento e empoderamento das minhas filhas. É muito significativo o que o cabelo representa na ancestralidade de uma criança preta. Essas não são as primeiras e nem serão as últimas frases que lerei ou que elas terão que lidar. Fica aqui minha reflexão pra você branco que me segue: como reconhece e o que faz numa situação racista? A escola de seus filhos tem uma educação antirracista? O que você acha que ainda reproduz mergulhado dentro da sua bolha branca? Me conta aqui. Acho que esse já é um excelente exercício pra começarmos", finalizou. 

CRÍTICAS

A atriz Samara Felippo desabafou nas redes sociais neste sábado (2) e teve uma atitude ousada.

É que ela usou uma estratégia de engajamento para mandar um recado importante aos seguidores.

De calcinha, ela publicou um clique quente para chamar a atenção dos seguidores para um tema importante: a prevenção do contágio da Covid-19.

 

Samara Felippo filhas desabafo Preconceito

Leia também

Irmã expõe desespero de Davi Brito após ter conta roubada: "Ele tá pior que eu"


Davi Brito tem conta hackeada e equipe faz aviso às pressas: "Por favor não caiam"


Motorista que atropelou Kayky Brito pede perdão após novo vídeo: "Me deixou triste"


Quanto custa escola da filha de Samara Felippo? Adolescente sofreu racismo em colégio


Por que filha de Maíra Cardi chama padrasto de pai? Influencer dá explicação


Viih Tube revela problema em exame após descobrir gravidez: "Descolamento do saco"