Paulo Betti se despede do irmão sapateiro: "Esperou eu me despedir" - Reprodução/ Instagram
DESABAFO

Paulo Betti se despede do irmão sapateiro e exalta humildade: "Esperou eu me despedir"

Paulo Betti se despede do irmão; ele era dono de uma sapataria, onde trabalhou até sua morte

Gustavo Assumpção Publicado em 16/05/2023, às 11h27

O ator Paulo Betti anunciou nesta terça-feira (16) a morte de seu irmão, o sapateiro Zé Bete. Em uma publicação comovente nas redes sociais, ele contou que já sabia que ele estava vivendo seus últimos dias. 

No texto, ele diz que conseguiu se despedir após uma folga nas gravações de um novo trabalho. "Meu irmão Zé partiu hoje. Esperou que eu tivesse uma brecha nas gravações da novela Amor Eterno e pudesse vir pra me despedir dele", começou o ator.

Ele então contou que seu irmão era um segundo pai. "Zé foi meu irmão e também um pouco meu pai. Ele era 10 anos mais velho que eu. Eu estava agoniado sabendo que ele estava próximo de seu fim neste mundo, e nao conseguia ir à Sorocaba pra vê-lo. Mas, Zé sempre foi uma solução e nunca um problema. Pois não é que me esperou? Abriu os olhos e ouviu os nomes de todos que mandaram um abraço e beijo de despedida pra ele; Cida, Maria, Juliana, Mariana, João, Dadá, Eliane, Maria, Mana, Mariana, Zezé, Ana, Osvaldo. Rosangela, Zé Roque, Carlos, Perdiga, Miroldo, Ceroula, Hugo, Grassi, Rafa, Cassiane", relatou.

Segundo Paulo Betti, o irmão sempre foi um exemplo. "Zé era muito querido em Sorocaba. Tinha uma sapataria na Rua da Penha, a JOSÉ BETE. Nossos sobrenomes são diferentes por erro no cartório. Nossos pais não sabiam ler. Ernesto e Adelaide diziam que Zé era um grão de ouro. Zé era muito mais que isso! Era uma mina inteira de inesgotável sabedoria e bondade! Eu ia na sapataria e ele estava curvado naquele banquinho baixo, com o pé de ferro, os pregos equilibrados na boca, o capricho da meia sola, o salto, o trabalho prestimoso. Eu ia visitá-lo na sapataria e ficava atrás do balcão fingindo que era ele, pra surpreender os fregueses. E ríamos. E eu tentava fazer que ele cobrasse metade do valor do conserto adiantado. Ele tinha dó de cobrar. Ficavam montanhas de sapatos e bolsas que os fregueses não vinham buscar. O prejuízo da mão de obra e material", relatou ele.

Ao final, o ator revelou a causa da morte do irmão. "Zé fumou muito! 4 maços por dia durante muitos e muitos anos. E a cola de sapateiro que involuntariamente cheirou trabalhando? Não fosse isso certamente viveria até os 100, não partiria aos 80", relatou. 

 

Veja:

 

QUE SITUAÇÃO!

O ator Paulo Betti perdeu a paciência com a colega Regina Duarte e fez críticas após a atriz compartilhar informações falsas nas redes sociais. Ela compartilhou uma notícia sobre um possível aumento no valor do auxílio-reclusão, benefício previdenciário. A notícia é falsa: o presidente Lula não fez qualquer alteração no valor que é pago para presos que contribuíram com o INSS.

desabafo Paulo Betti

Leia também

Maya Massafera faz primeira aparição pública após transição: "Ela não para"


Tatá Werneck quebra silêncio após suposto término com Rafa Vitti: "Não somos"


Ivete Sangalo toma decisão drástica na carreira após cancelamento de turnê


Tony Ramos tem melhora significativa após cirurgia no cérebro; veja boletim


Ana Paula Siebert expõe imagens de discussão com Roberto Justus: "Medo"


Se parecem? Marcos Pasquim faz raríssima aparição com filha de 20 anos