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TV / DONO DO BAÚ

Você sabia? Silvio Santos deixou manual sobre como agir no jornalismo do SBT

Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, determinou regras para colaboradores do jornalismo. Confira na íntegra quais são as determinações no SBT

Adriel Marques

por Adriel Marques

amarques_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 01/12/2023, às 20h06

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Silvio Santos - (Foto: AgNews)
Silvio Santos - (Foto: AgNews)

Silvio Santos, também conhecido como dono do baú, sempre lutou e trabalhou muito pela consolidação e expansão do Sistema Brasileiro de Televisão. O empresário e apresentador deixou um manual sobre como agir no jornalismo do SBT e a filosofia da empresa. A Contigo! obteve acesso ao documento escrito e assinado pelo pai de Patrícia Abravanel, destinado aos colaboradores do veículo de comunicação. Confira na íntegra:

"A fim de que não pairem dúvidas quanto à linha a ser seguida pelo Departamento de Jornalismo, tanto o Diretor Marcos Wilson, como o SBT, naquilo que lhe couber, comprometem-se a observar, rigorosamente, os seguintes princípios editorais. Credibilidade: Cada informação deve ser confirmada. Nenhum boato ou rumor pode ser divulgado. Respeitabilidade: Devemos conquistar o respeito de nosso público e das nossas fontes. Seremos incorruptíveis e honestos.", escreveu Silvio Santos para os funcionários da emissora.

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"Seriedade: Seriedade não é sinônimo de velhice. O único compromisso de quem tem um telejornal sério é com a informação precisa, correta. Isenção: Ouvir sempre os dois lados, frente e verso de uma informação. Nenhuma pessoa será culpada antes que a Justiça assim o diga. Apartidarismo: Nosso compromisso é com a informação correta e com o público: ele quer fatos documentos e não proselitismo; quer informação e não ideologização da notícia. Imagem Diferenciada/Personalidade: Nossa marca, nossa cara são próprias, construídas ao longo do tempo. Não devemos ter a cara dos concorrentes", completou o marido da jornalista e autora de novelas Íris Abravanel

O que mais chama atenção no documento, é o público-alvo do canal, onde Silvio Santos deixa mais que claro e também o seu objetivo: "Produto Indispensável: Nosso telejornalismo deve ser para o público tão indispensável como o alimento do dia a dia. Produto Popular: Ser popular não significa ser populista ou popularesco. O público não é uniforme em todos os sentidos. Uma notícia deve ser entendida pela patroa e pela empregada. Produto Moderno: A TV já é um veículo ágil e seu jornalismo deve ser moderno, dinâmico e, até certo ponto, audaz".

"Empresarial: O jornalismo está dentro de uma empresa maior e não deve fugir das regras de administração empresarial, como avaliação e treinamento. Metas e Objetivos: Devemos estabelecer as metas e objetivos, que serão entendidos e assimilados por toda a equipe e, principalmente, cumpridos. Produto Didático: Não podemos complicar a vida do público, mas dar todos os instrumentos para facilitá-la. A informação deve ser simples, transparente, clara e didática", continuou Senor Abravanel.

"Pessimismo Dispensável: O tom do jornalismo deve ser otimista, procurando mostrar que, mesmo nas situações mais trágicas, é possível dar a volta por cima. Princípios do Público: Não vamos agredir nosso público em seus costumes e suas crenças; o respeito ao telespectador é fundamental. Todos os redatores, repórteres e jornalistas da casa, no exercício de suas tarefas, devem obedecer a tais princípios, que refletem a filosofia que desejamos imprimir ao jornalismo do SBT, para que possamos cumprir a missão de informar bem para melhor formar nosso povo e nossa gente", finalizou Silvio Santos na carta escrita em 3 de março de 1988.