Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Eita!

Pedro Cardoso critica Globo de cortá-lo de ‘A Grande Família’: "Patético"

O ator Pedro Cardoso critica Globoplay, plataforma de streaming da Globo, de cortá-lo do cartaz de ‘A Grande Família’; saiba mais

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 17/02/2024, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Pedro Cardoso critica Globoplay de cortá-lo do cartaz de ‘A Grande Família’, onde fez o personagem Agostinho Carrara; saiba mais - Reprodução/Instagram
O ator Pedro Cardoso critica Globoplay de cortá-lo do cartaz de ‘A Grande Família’, onde fez o personagem Agostinho Carrara; saiba mais - Reprodução/Instagram

O ator Pedro Cardoso, que interpretou o personagem Agostinho Carrara na série 'A Grande Família', usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre o que considera uma injustiça por parte do Globoplay, plataforma de streaming da Globo. Segundo ele, sua imagem foi cortada do cartaz da série, que está disponível no catálogo do serviço.

“É determinação de me apagar da história”

Em uma publicação feita na manhã deste sábado (17), Cardoso compartilhou uma foto do cartaz, que mostra apenas parte do seu rosto, e escreveu um longo texto com o título “O direito autoral e a autoimagem nacional”. Nele, o ator questionou o sistema jurídico e a lei que, segundo ele, permitem que “o comerciante investidor se faça dono de obra coletiva”.

Eu disse, faz algum tempo, que se houvesse no Brasil profissionais de jornalismo honestos e livres, eles investigariam os contratos impostos aos criadores de áudio-visual pelos comerciantes, investidores e seus prepostos”, afirmou Cardoso, que também criticou a imprensa cultural do país por se dedicar mais à fofoca dos “famosos” do que aos assuntos relevantes da vida cultural.

Cardoso ainda citou a classe artística do país, que, na sua opinião, se cala sob a ameaça do desemprego, e se rebelou contra a “ilegalidade legalizada do direito autoral” no Brasil. “Eu me insurjo contra a ilegalidade legalizada do direito autoral desde o meu primeiro dia na profissão. E acumulo derrotas. O apagamento da minha figura no cartaz promocional de ‘A Grande Família’ não é acidental. É determinação de me apagar da história. Patético!”, concluiu.

Uma série de sucesso

'A Grande Família' foi uma série de sucesso da TV Globo, que foi ao ar na emissora entre 2001 e 2014. A série narrava o cotidiano de uma família do subúrbio do Rio de Janeiro, composta por Lineu (Marco Nanini), Nenê (Marieta Severo), Tuco (Lúcio Mauro Filho), Bebel (Guta Stresser) e Agostinho (Pedro Cardoso). A série teve 14 temporadas e 489 episódios, sendo um dos programas mais populares e duradouros da televisão brasileira.

Pedro Cardoso é expulso de consulado e policiais são acionados

O ator Pedro Cardoso surgiu em suas redes sociais para fazer um desabafo após ter sido expulso do Consulado do Brasil em Lisboa. O artista diz ter sido humilhado no local e até policiais teriam sido chamados para lhe retirar do local.

"Eu não vou ser atendido porque eles só atendem a pessoa se a pessoa fizer agendamento. No entanto, eu estou tentando há três semanas fazer o agendamento da renovação do passaporte da minha família e não consigo. O serviço consular brasileiro é uma loucura, os brasileiros não podem entrar", começou ele em um vídeo onde relata toda a situação.

O intérprete de Agostinho Carrara em A Grande Família ainda acusou os funcionários de tentarem dificultar a vida das pessoas no local: "Se aproveitaram da pandemia para criar um modus operandi constante em que a pessoa só é atendida se fizer um agendamento. Antigamente não era assim".