Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / Saúde

Você tem uma boa relação com a comida?

Entenda como nossos hábitos alimentares afetam vários âmbitos sociais

Da Redação Publicado em 03/02/2020, às 15h06

Como é sua relação com a comida? Confira como seus hábitos alimentares influenciam sua vida - Reprodução/Amazon
Como é sua relação com a comida? Confira como seus hábitos alimentares influenciam sua vida - Reprodução/Amazon

Você já se perguntou qual a relação que você tem com a comida? Sabemos que os alimentos são necessários para fornecer energia e nutrientes ao organismo, mas a forma que lidamos com eles pode fazer toda a diferença.

Na teoria, nós comemos apenas quando precisamos “matar a fome” - aquela sensação de barriga cheia é quando o cérebro entende que estamos saciados. Mas quem nunca comeu um pouco mais por puro prazer? Ou, ainda, para aliviar algum sentimento de tristeza ou felicidade?

Comer tornou-se uma atividade quase que inconsciente do ser humano. Um ótimo exemplo é no ambiente de trabalho, quando acabamos comendo distraidamente enquanto fazemos outras tarefas ao mesmo tempo. Existe uma grande diferença entre “estar com fome” e “ter vontade de comer”: a primeira é aquela essencial, que fazemos por pura sobrevivência; já a segunda, acontece muitas vezes quando temos vontade de descontar nossas emoções na comida, desenvolvendo um hábito nada saudável.

Para melhorar nossa relação com a comida e torná-la bem mais consciente, confira alguns livros que selecionamos sobre o assunto que vão te mostrar a importância de fazer as pazes com o alimento:

1. Comer com atenção plena:

Na era digital, nunca estivemos tão desconectados com a comida como hoje. Um olhar totalmente diferente sobre a relação com os alimentos é feita nesse livro, que te leva para uma jornada de conhecimento e revisão de hábitos à mesa. 

2. Fazendo as pazes com o corpo:

A insatisfação com o corpo é algo muito comum. Um livro que provoca uma discussão necessária sobre o perigo dos transtornos alimentares, padrão de beleza e a autocompaixão. 

3. Nutrição comportamental:

Nesta narrativa, é ensinado que a nutrição pode ser praticada de maneira mais humana, inclusive que o ser humano seja mais importante que o corpo.

4. Gente esperta não faz dieta:

Uma desconstrução sobre dietas rigorosas, sugerindo uma proposta eficaz para o controle de peso duradouro, promovendo princípios básicos de alimentação que valem muito a pena conhecer. 

5. O peso das dietas:

Com 7 segredos e mais de 70 receitas para alcançar o tão desejado peso ideal, sem restrições ou regras de dietas rigorosas. Um livro que mostra prazer e eficiência. 

6. Como aprendemos a comer:

Não nascemos sabendo comer. Com uma narrativa simples, a autora mostra a influência de terceiros sobre nossos hábitos, abordando os distúrbios alimentares e o papel que a fome tem com a nossa comida. 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Contigo! pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Acesse os links abaixo para comprar os produtos: 

1- Comer com atenção plena: https://amzn.to/31oeRcJ
2- Fazendo as pazes com o corpo: https://amzn.to/2u3N8lH
3- Nutrição comportamental: https://amzn.to/2ScmajS
4- Gente esperta não faz dieta: https://amzn.to/2Umew9i
5- O peso das dietas: https://amzn.to/2UmLXZk
6- Como aprendemos a comer: https://amzn.to/2GOkwQ1