Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Verão 90: abertura e referências aos anos 90 empolgam espectadores

Fatos históricos, carros da época, Chacrinha e até o Pião da Casa Própria apareceram no primeiro capítulo

Redação Contigo! Publicado em 30/01/2019, às 10h51 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Verão 90 - Reprodução/Globoplay
Verão 90 - Reprodução/Globoplay

Na noite de terça-feira (29) começou a nova novela das 19h, Verão 90. Substituindo O Tempo Não Para, a trama se passa nos anos 90 e o primeiro capítulo empolgou os espectadores. 

A trama começa nos anos 80 com o grupo Patotinha Mágica, estrelado por Manuzita (Melissa Nóbrega), sofrendo com queda de audiência e risco de cancelamento. Lidiane (Claudia Raia) é mãe da estrela mirim e para salvar o programa do cancelamento, anuncia um concurso para selecionar um novo integrante para o grupo. Do outro lado, Janaína (Dira Paes) cria os filhos João (João Bravo) e Jerônimo (Diogo Caruso) de maneira simples ao custo de muito suor de seu trabalho. Com o anúncio do concurso, os garotos dão um jeito de participar da seleção e acabam vencendo. 

A passagem de tempo acontece com fatos históricos sendo apresentados ao som de Brasil Mostra Tua Cara, de Gal Gosta. Michael Jackson, fim da ditadura militar, queda do muro de Berlim, Rock In Rio, Ayrton Senna são relembrados. Já nos anos 90, Manuzita agora é vivida por Isabelle Drummond, Rafael Vitti é João e Jesuita Barbosa é Jerônimo. 

O primeiro capítulo foi um show de referências. O telefone público, conhecido como orelhão, é usado por Kika (Jeniffer Nascimento) que pede para que a conversa seja rápida porque ela só tem uma ficha. Ainda criança, Manuzita se apresenta no Cassino do Chacrinha e é saudada pelo Velho Guerreiro. 

Rafael e Isabelle dirigem carros icônicos. Ele de Brasilia amarela e ela na direção do Fusca Azul. 

A abertura é um show a parte, ao som de Pump Up The Jam, são exibidas referências da época, e o que mais chamou atenção foi o famoso Pião da Casa Própria, de Silvio Santos

Algumas novelas da época foram retratadas no capítulo de estreia. Manuzita aparece como figurante no último capítulo de Tieta, em 1990. A famosa cena de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) dando a banana para o Brasil em Vale Tudo aparece na passagem do tempo. Pedra Sobre Pedra e Roda de Fogo são homenageadas na abertura, com seus logotipos estilizados como Verão 90

Na web, espectadores celebraram as referências e elogiaram as atuações. "Se a novela vai ser boa eu não sei, mas a abertura e as referências foram sensacionais. Uma verdadeira homenagem aos anos 90!", postou um. "E essa Priscila versão esfregão?", brincou um sobre a aparência do Cachorrão, assistente de palco de Manuzita, comparado com Priscila da TV Colosso. "Acabei de assistir o primeiro capítulo de Verão 90 e não deixou a desejar em nada. Que novelão. Era disso que eu estava sentindo falta"