Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / SEM DIVERSIDADE

Sem Prime Vídeo, SBT embranquece elenco infantil para a próxima novela

Próxima novela infantil do SBT, A Caverna Encantada se afasta de debate sobre representatividade e diversidade na televisão brasileira

por Surenã Dias

sdias_colab@caras.com.br

Publicado em 12/03/2024, às 17h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Caverna Encantada será a nova novela infantil do SBT - Foto: Lourival Ribeiro / SBT
A Caverna Encantada será a nova novela infantil do SBT - Foto: Lourival Ribeiro / SBT

Enquanto algumas emissoras se preocupam em levar mais diversidade para sua programação, o SBT parece não se importar muito com os recentes assuntos que estão sendo discutido pela população brasileira. Prova disso é o elenco da próxima novela da emissora, A Caverna Encantada, composto majoritariamente de pessoas de pele clara. 

Com previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, A Caverna Encantada terá a missão de substituir A Infância de Romeu e Julieta, produção que apresentou o primeiro protagonista negro do SBT e contava com um enredo bastante representativo.

Depois de mostrar pessoas negras em lugar de destaque, agora o SBT mostra que suas produções seguem uma logica do passado, em meio a um momento onde plataformas de streaming e emissoras como a TV Globo, buscam por retratar um Brasil diverso em suas tramas, como Terra e Paixão, Amor Perfeito e Vai na Fé

Escrita por Iris Abravanel, a produção terá como enredo o mundo aventureiro das crianças. Na trama, Anna é deixada por seu pai em um colégio interno após receber o chamado para uma missão perigosa. Convivendo com crianças diferentes, ela embarca em uma jornada inesperada e descobrirá muito mais a respeito dos enigmas do colégio, sua família e sobre ela mesma.

Leia também: TV Globo faz balanço do BBB 24 e confirma potencial de engajamento da marca

A sinopse da novela se assemelha bastante com Luz, seriado infantojuvenil brasileiro da Netfilix, que aos poucos tem ganhado popularidade na plataforma. Isso porque a produção conta a história de uma criança indígena que vai parar em um orfanato e acaba entrando em uma jornada cheia de aventuras ao lado de seus colegas. 

Em coletiva nesta segunda-feira, 11, Ricardo Mantoanelli, diretor-geral de teledramaturgia do SBT, afirmou que a nova aposta da casa segue uma "fórmula que as crianças amam" e estava animado para ver o resultado do projeto, que ainda conta com grandes atores no elenco adulto, como Rosi Campos e Luiza Tomé.

“‘A Caverna Encantada’ segue uma fórmula que as crianças amam: Aventura, travessura e diversão dentro de um misterioso Colégio interno. Estamos muito empolgados com o que criamos até aqui e a chegada do elenco vai trazer ainda mais brilho para essa fase de pré-produção”, declara Mantoanelli.

O SBT foi procurado para falar sobre o assunto, mas até o momento da publicação da matéria, a emissora não compartilhou um pronunciamento oficial.