Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / SBT Brasil

SBT prova flexibilidade política ao escancarar reaproximação com Lula

Presidente da República é o entrevistado de César Filho na estreia do novo SBT Brasil

Lula recebe César Filho em Brasília para entrevista exclusiva - Foto: Reprodução/Instagram @ricardostuckert
Lula recebe César Filho em Brasília para entrevista exclusiva - Foto: Reprodução/Instagram @ricardostuckert

O SBT diz: "2024 é coisa nossa". É com esse o slogan que a emissora anuncia a sua nova grade de programação para recuperar parte da audiência perdida nos últimos anos. Nesta segunda-feira, 11, a estreia do novo SBT Brasilsob o comando de César Filho (63) trará uma entrevista exclusiva com o presidente Lula (PT), sinal mais evidente da reaproximação da empresa com a esquerda política brasileira após 10 anos. 

A entrevista é o principal chamariz para o relançamento do telejornal mais informal e sem o uso de bancada, o que promete uma revolução no horário nobre. O conteúdo foi gravado nas últimas horas e já está em edição para ser levado ao ar logo mais. 

O apresentador do novo SBT Brasil, aliás, quebrou uma barreira ao entrevistar o presidente Lula. Ele demonstrou apoio publicamente a Bolsonaro nas eleições de 2022, ainda quando era contratado da Record e comandava o Hoje em Dia

Até outro dia conhecida como uma TV bolsonarista, o SBT mostra uma flexibilidade política graças a Silvio Santos (93) que sempre prezou pelo bom relacionamento com presidentes brasileiros, independentemente de partido. 

Antes mesmo de 1975, ano da 1ª concessão do SBT, ainda TVS, o comunicador já marcava reuniões com presidentes e estreitava relacionamentos cordiais.

Afastado da TV há mais de um ano, em julho do ano passado o empresário enviou as filhas Daniela Beyruti (47), vice-preseidente do SBT, e Patrícia Abravanel (46), apresentadora, para um encontro cordial com o líder em Brasília. O conteúdo da conversa não foi divulgado, mas demonstra que as duas partes esqueceram as diferenças e têm relação respeitosa. 

Jornalismo do SBT

Entre os anos de 2019 e 2022, a emissora adotou um tom ameno em seus telejornais sobre a pandemia da covid-19 no Brasil. O público apontou diferenças em como a Globo (considerada favorável a Lula) retratava a crise de saúde e, o SBT e a Record, consideradas favoráveis ao governo Bolsonaro. 

Apesar de rejeitar o rótulo de TV bolsonarista dado pelo público, SBT teve uma relação bem próxima com o ex-presidente Jair Bolsonaro (68) nos anos anteriores. Derrotado nas urnas em 2022, o político esteve na casa de Silvio Santos, no Morumbi, em São Paulo, para prestar uma homenagem de aniversário ao apresentador em dezembro de 2020. 

A visita cordial contou com o presidente dos Correios Floriano Peixoto (69) e o então ministro das Comunicações Fábio Faria (46), casado com Patrícia, filha do apresentador. O encontro chamou a atenção do país por ocorrer durante a pandemia. 

Silvio segue afastado da TV e tem tido pouca participação nas últimas decisões tomadas dentro da empresa que ajudou a ter nome e prestígio do mercado publicitário. Para o atual ano, o SBT quer recuperar o público perdido, nem que para isso tenha que escancarar sua flexibilidade política.