Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / SAIBA MAIS!

O que aconteceu no primeiro episódio do documentário da Xuxa?

Saiba todos os detalhes e confira todas as revelações feitas no primeiro episódio do documentário da Xuxa, chamado ‘Supernova’

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 14/07/2023, às 09h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Primeiro episódio do documentário da Xuxa - Reprodução/ Globoplay
Primeiro episódio do documentário da Xuxa - Reprodução/ Globoplay

A série documental que relata a vida pessoal e profissional de Xuxa foi lançada nesta quinta-feira (13) na Globoplay. Já no primeiro episódio, chamado Supernova, pudemos ver revelações e momentos importantes de sua trajetória. Confira tudo o que aconteceu neste primeiro episódio:

Juventude com Pelé

Por mais que a apresentadora ainda não dê detalhes do romance que viveu com o ex-jogador- que ainda será comentado no documentário, ela conta que foi ele quem a indicou para atuar no polêmico filme Amor Estranho Amor, de 1982. Vale lembrar que eles namoraram por 6 anos, quando Xuxa tinha apenas 17 anos e ele 40.

Xuxa e Pelé
Reprodução/ Instagram

Pesadelo de estrear na TV

Em seguida, ela relembrou o início de sua carreira e contou o pesadelo que viveu ao estrear como apresentadora em 1983, na TV Manchete. Isso porque precisou lidar com as crianças, ainda sem a ajuda das paquitas, e conta que os primeiros meses foram os mais difíceis. “Aprendi na paulada. Fui aprendendo errando, falando o não politicamente correto com as crianças. Tem cenas que eu falava com criança que hoje vendo falo: ‘Por que falei isso?’”, dispara a apresentadora.

Xuxa ainda afirma que esse início foi algo que deveria ter sido analisado antes dela estrear: “O que posso te dizer é que, olhando pra trás, foi uma loucura o que fizeram comigo. Me botaram na televisão dizendo: 'Vai brincar que a gente vai gravar”, analisa.

Reencontro com Boni

Ainda falando sobre seu começo como apresentadora, ela reencontra José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, também conhecido como Boni, ex-vice-presidente de operações da Rede Globo. Ele foi o responsável pela estreia da apresentadora na emissora e acompanhou de perto o início de sua carreira.

Durante a conversa, a comunicadora lembrou do momento em que foi levada até Daniel Filho, que ocupava o cargo de diretor da Central Globo de Produção e ouviu: "Xuxa não é ninguém. Você deve esquecer essa fase infantil e sua passagem pela Manchete. Quero que você esteja aqui como atriz, sendo a Maria da Graça. Você não será mais chamada de Xuxa".

Diante das palavras do diretor, a apresentadora relembra que não abaixou a cabeça e, mesmo entre lágrimas, declarou: "Guarde bem esse nome, você ainda vai ouvir falar muito dele".

Boni no documentário da Xuxa
Reprodução/ Globoplay

Encantado!

Sentados lado a lado, a apresentadora também contou como foi a primeira conversa que teve com Boni, quando buscava acertar detalhes de seu novo programa. Xuxa descreveu a reação adorável do ex-vice-presidente ao vê-la pela primeira vez: "Você estava num restaurante, na parte de cima. Eu estava toda de rosa, aí você olhou pra mim e falou: 'Você parece um sorvete de morango'", relembrou a apresentadora, com um sorriso no rosto.

Essa frase, que parecia inocente, teve um impacto decisivo na decisão de Xuxa. Ela revelou que, caso Boni a tratasse mal, assim como Daniel Filho havia feito, não haveria acordo entre eles: "Eu já estava pensando: 'Olha, se ele me tratar mal que nem fui tratada [por Daniel Filho], vou embora'", contou Xuxa.

As primeiras Paquitas

Além de relembrar o Xou da Xuxa, primeiro trabalho da apresentadora na televisão, que teve o cenário montado a partir das ideias da apresentadora, Xuxa também comentou sobre as quatro primeiras Paquitas. Uma delas foi Letícia Spiller, com 15 anos na época, que revelou como surgiu o nascimento de seu apelido, Pastel.

“No primeiro dia, quando ela queria me apresentar para o público, eu estava perdida lá atrás (no palco). Ela ficava me chamando ‘Letícia, Leticia’. E eu nada, distraída. Aí ela gritou: ‘Pastel’. Foi aí que pegou o apelido”, contou. Na série documental, a apresentadora ainda abordou o primeiro concurso das Paquitas, que parou o Brasil.

Durante seus relatos, ela também comentou a polêmica que surgiu por não terem Paquitas negras. Hoje em dia a apresentadora consegue perceber o erro, mas naquela época disse que era tudo diferente. “No momento, as princesas eram a referência. Não tinha Barbie preta. E eu vejo hoje como um erro”, disse.

Letícia Spiller
Reprodução/ Globoplay

Sucesso!

Por fim, Xuxa, o documentário, ainda relatou o sucesso incomparável que a apresentadora fez e como o público reagiu. Além de relembrar seus figurinos icônicos, que eram propositalmente coloridos e cheios de acessórios para chamar atenção das crianças, Xuxa também comentou sobre a comoção que gerou com o lançamento de seus discos nos anos 80.

Ela se tornou recordista em vendas no mundo e fazia ainda mais sucesso em seus shows. “Era uma coisa mega popstar mesmo”, comentou a ex-Paquita, Andrea Veiga. “A gente não conseguia dormir nos hotéis. Eles gritavam a noite toda o nome da Xuxa”.

Xuxa
Reprodução/ Globoplay

Revelação do segurança particular

Uma das grandes revelações do primeiro episódio da produção foi feita por Magno Chaves, o segurança particular de Xuxa que a acompanha até os dias de hoje. Na série documental, ele conta que Marlene Mattos trancava a famosa nos quartos de hotéis e não a deixava sair, já que, segundo ela, era para a proteção e segurança de Xuxa.

"Às vezes ela saía, trancava a porta do quarto e levava [a chave] junto. E ia para a montagem do show com a chave no bolso. A Xuxa às vezes queria sair e não conseguia, a porta estava trancada. Aconteceu várias vezes. Se tivesse uma emergência, a gente arrombava a porta", contou Magno.

Quem também falou da empresária foi a ex-Paquita Letícia Spiller. "No início eu fiquei muito preocupada em fazer o trabalho direito. E eu não tinha essa preocupação em aparecer na câmera. Só que a Marlene me apavorava um pouco. Ela falava: ‘você tem que fazer o trabalho, isso, isso e isso’. Eu tinha que escolher criança, estar com tudo organizado, era um trabalho de atenção, assistência de palco. Eu ficava perdida lá atrás", relatou.

Detalhes sobre 'Xuxa, o documentário'

Xuxa, O Documentário é uma série em cinco episódios que estreou no Globoplay, com direção de Cássia Dian e Mônica Almeida e direção geral de Pedro Bial, que mostra os bastidores da vida e carreira da eterna Rainha dos Baixinhos. A produção resgata as memórias de Xuxa e traça sua trajetória completa, desde seus primeiros passos como modelo em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, sua cidade natal, passando por sua carreira como atriz, até se tornar internacionalmente conhecida como apresentadora e cantora infantil. 

A série documental também conta com depoimentos de pessoas que fizeram parte da história de Xuxa, como a diretora Marlene Mattos, o ator Marcelo Ribeiro, o humorista Sergio Mallandro, o comediante Renato Aragão, as ex-paquitas Andrea Veiga, Letícia Spiller e Tatiana Maranhão, entre outros. Além disso, a própria apresentadora reencontra alguns desses personagens e conversa sobre os momentos marcantes que viveram juntos.