Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / DESABAFO

Emocionado, repórter da Globo pede desculpas no 'Encontro': "Destruí a vida dessas pessoas"

Lançando o documentário 'Escola Base', Repórter da Globo pede desculpas às vítimas, 30 anos depois

Redação Contigo! Publicado em 16/11/2022, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Repórter da Globo pede desculpas no 'Encontro': "Destruí a vida dessas pessoas" - Reprodução/ Instagram
Repórter da Globo pede desculpas no 'Encontro': "Destruí a vida dessas pessoas" - Reprodução/ Instagram

O jornalista Valmir Salaro, um dos mais experientes da TV Globo, se emocionou durante o Encontro exibido nesta quarta-feira (16) ao se pronunciar sobre o documentário Escola Base, estreia do Globoplay.

É que ele foi um dos responsáveis pela cobertura jornalística do caso. Na época, donos de uma escola foram acusados injustamente de um crime gravíssimo.

Agora, anos depois, ele reflete sobre o caso na produção. Patrícia Poeta elogiou a coragem do profissional. 

“Nessa produção, ele pede desculpas para as vítimas de uma reportagem equivocada feita nos anos 1990. Essa história acabou chocando o país na época, porém, após as investigações ficou comprovado que todos os acusados eram inocentes. Além das investigações inconclusivas da polícia, a imprensa também errou ao divulgar isso”.

Visivelmente emocionado, ele confessou que sua falha foi gravíssima. “Eu sempre lembrei dessa caso, porque, de uma certa forma, eu ajudei a destruir o destino e a reputação daquelas seis pessoas. Então, a vida delas mudou a partir do momento em que eu dei a primeira notícia sobre o famoso caso da ‘Escola Base’. Depois eu comecei a ver que aquelas pessoas, na verdade, foram vítimas de legistas, do delegado que acreditou em tudo, das mães que insistiram nos crimes de violência sexual contra os filhos”, continuou o jornalista.

Segundo ele, a chance de fazer o documentário foi uma possibilidade de se posicionar. “Quando eu descobri que os acusados, apontados a todo momentos pelos meios de comunicação eram vítimas, eu achei que eu deveria falar sobre isso sempre e não me calar, nem jogando o erro para debaixo do tapete… Pra mim, é uma forma de pedir perdão. Eu conversei com elas quando a gente começou a fazer o documentário e confesso que foi uma conversa muito difícil, mesmo quando não estava gravando”.

O momento emocionou os telespectadores.

EMOÇÃO

A repórter Bianka Carvalho, da afiliada da Globo no Recife, protagonizou um momento comovente durante um telejornal. A cena tem emocionado as redes sociais

É que ela cobria a inauguração de uma casa de acolhida para pessoas em situação de rua.