Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / MARCOU GERAÇÕES

50 anos de Sessão da Tarde: confira os 8 filmes mais exibidos ao longo de sua história na TV Globo

No ar desde 1974, a Sessão da Tarde comemora nesta segunda-feira, 4, cinco décadas na grade de programação da TV Globo

Sessão da Tarde vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30 - Reprodução/TV Globo
Sessão da Tarde vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30 - Reprodução/TV Globo

Nesta segunda-feira, 4, a Sessão da Tarde completa 50 anos no ar. A faixa, que faz parte da programação da TV Globo desde os anos 1970 e tem como lema ‘filme para assistir junto’, consolidou clássicos do cinema e formou uma enorme geração de cinéfilos. Ao longo de todos esses anos de história, foram exibidas mais de 10 mil produções. E dentre elas, oito (nacionais e internacionais) estão registradas como as mais reprisadas na telinha do plim plim.

A emissora anunciou em 21 de fevereiro de 2018, no X, antigo Twitter, que o filme mais exibido na faixa era Ghost - Do Outro Lado da Vida – 25 vezes, até aquele momento, sendo a primeira em 1993.

Em segundo lugar, A Lagoa Azul, com 20 exibições até aquele momento, sendo a primeira em 1987. Curtindo a Vida Adoidado e Um Príncipe em Nova York vêm em seguida, exibidos mais de 15 vezes cada.

Já o filme nacional de maior sucesso é O Menino da Porteira, que conquistou dois dígitos de audiência nas duas vezes em que passou, em 2012 e 2013. Também estão entre os títulos nacionais mais exibidos: O Auto Da Compadecida, A Princesa Xuxa e Os Trapalhões e Lua de Cristal – exibidos mais de 10 vezes cada.

Em comemoração as cinco décadas de Sessão da Tarde - no ar sempre de segunda a sexta-feira, às 15h30 -, serão exibidos na programação, durante todo o mês de março, títulos inéditos na TV aberta como Ghostbusters: Afterlife e Tô Ryca 2.

MAIS CURIOSIDADES

A primeira exibição da Sessão da Tarde foi em 4 de março de 1974, às 15h, no lugar da Sessão de Férias. Em sua primeira semana, não tinha abertura. Somente no dia 11 do mesmo mês, ganhou uma vinheta.

Em seus primeiros anos, exibia filmes diferentes para as praças do Rio de Janeiro e São Paulo. O primeiro filme exibido foi Oito e Meio (SP) e Os Perigos de Paulina (RJ).

Durante os anos 1970, era muito comum os filmes serem diferentes, pois as transmissões via satélite e em rede eram escassas e restritas ao máximo futebol e o Jornal Nacional.

Anteriormente, a Globo exibia a Sessão das Duas, com o mesmo contexto. Na época, eram filmes dos anos 1940, 1950; muitos em preto e branco.

A partir dos anos 1980, passou a ser exibida em rede, embora até os dias atuais ainda hajam escalações diferentes para certas regiões, devido a ajustes de grade. É predominada por comédias, animações, romances e filmes family friendly.

Vinte milhões de pessoas assistem, diariamente, à Sessão da Tarde, cuja programação anual conta com a exibição de cerca de 240 filmes.