Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Como assim? Durante missa, padre anuncia que será pai: "Não há como fugir"

Padre anuncia durante missa que renunciará às atividades clericais após descobrir que terá um filho; veja

Adriana Peraita Publicado em 21/12/2023, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como assim? Durante missa, padre anuncia que será pai - Imagem de Freepik
Como assim? Durante missa, padre anuncia que será pai - Imagem de Freepik

O padre francês Laurent Jullien de Pommerol pegou os fiéis de surpresa com uma revelação improvável numa missa realizada no último domingo (17). Ele anunciou que irá renunciar às atividades clericais porque descobriu que será pai. O celibato é uma imposição da Igreja Católica para todos os padres.

Pommerol reservou alguns minutos da missa para contar que está de saída da Igreja após descobrir que terá um filho: “Entendo que isso possa chocar ou deixar um sentimento de traição. Este processo é uma ruptura muito dolorosa que a honestidade exige. Lamento profundamente a dor que isso causa a cada um de vocês".

O sacerdote pediu perdão à comunidade: “Peço humildemente o seu perdão, eu mesmo estou chateado com este acontecimento. Abre-se uma nova responsabilidade e para o bem da criança e da sua mãe, não há como fugir de mim. Há algum tempo, experimentei uma grande angústia que não pude ou não sabia como compartilhar. Não deixei aparecer nada porque a sua origem nada tem a ver com a nossa vida paroquial. Essa provação me enfraqueceu muito e alterou meu discernimento".

O arcebispo de Lyon, Olivier de Germay, que aceitou a renúncia de Pommerol, comentou o caso: "Como vocês sabem, ao dizerem sim ao chamado do Senhor, os sacerdotes concordam em viver na castidade e renunciam ao casamento. Este compromisso é ao mesmo tempo exigente e belo, permite entregar-se inteiramente ao Senhor para a missão, à imagem de Cristo casto e pobre. Por motivos que não devemos julgar, o pároco da Beata Paulina Jaricot, nosso irmão, afastou-se desta exigência e assumirá a futura paternidade".

CASO SEMELHANTE OCORREU NO BRASIL

O padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio foi dispensado pela Arquidiocese de Franca após descobrir que será pai. O proprio sacerdote havia pedido dispensa das funções clericais, no entanto, o motivo ainda não era conhecido. Nesta quinta-feira (5), a Diocese de Franca informou sobre a paternidade em uma nota. 

"A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade", comunicou a instituição religiosa na nota divulgada à imprensa. 

Anteriormente, quando a paternidade ainda não era conhecida, o bispo Dom Paulo Roberto Beloto, da Diocese de Franca, já havia comentado o caso: “Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”.