Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / NOVA FASE

Rafa Kalimann desabafa sobre críticas: 'Nunca foi uma opção para mim desistir'

Em entrevista à Contigo! Digital, a atriz e influenciadora Rafa Kalimann compartilha sobre sua jornada em 'Família é Tudo' e como lida com as críticas

Fernanda Chaves Publicado em 04/04/2024, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafa Kalimann interpreta Jéssica em 'Família é Tudo' - Divulgação/Globo
Rafa Kalimann interpreta Jéssica em 'Família é Tudo' - Divulgação/Globo

Na pele da Jéssica em Família é Tudo, nova novela da TV Globo, Rafa Kalimann (31) realiza o
sonho de estrear como atriz. Radiante e serena. Em entrevista à Contigo! Digital, ela diz que as críticas não a fizeram desistir do antigo desejo de atuar e conta como é ser vilã na TV. 

Quando noticiaram que você iria estrear como atriz, você foi alvo de muitas críticas. Isso te desanimou, te fez pensar em desistir desse sonho?

"Se tivesse pensado, eu teria desistido. Eu sonho em ser atriz desde sempre, comecei a fazer teatro aos 11 anos, aí fui para São Paulo, não consegui continuar, parei, tive foco no meu trabalho, fui para outras
coisas, mas voltei. Nunca foi uma opção para mim desistir, eu sabia que, em algum momento, eu poderia viver isso, com 30, 40, 50, 60 anos, mas que eu iria viver de alguma maneira. Acho que não teve
motivo para pensar em desistir, tiveram dificuldades nesse processo até aqui, vai continuar tendo, porque quando a graça é grande, os problemas também são (risos), então está tudo certo, sabe? Eu só encaro isso com leveza mesmo para executar meu trabalho. Eu me divirto tanto, chego nos Estúdios Globo tão feliz, a equipe toda sente isso".

E as críticas, vieram?

"Vou ouvir crítica de todo jeito, porque virão e não só eu, mas todo mundo que começa, que já tem alguma exposição, está ouvindo essas críticas. A gente está vivendo um momento com o digital que as pessoas se sentem no direito de criticar, de apontar que, no fundo todo mundo tem direito de gostar ou não gostar, acho que tem que respeitar, esse é o ponto".

Mas como você tem lidado com elas?

"Estou tentando não olhar pra isso, porque se eu focar nisso não vou conseguir executar meu trabalho
da forma. Minha preocupação é se eu vou conseguir representar bem essa personagem, se vou deixar os meus diretores e o Daniel Ortiz, meu autor, satisfeitos, se consegui imprimir o que ele pensa para a
Jéssica e pelo feedback que estou recebendo, estou. Então, está valendo, sabe? É isso que vale para mim. Críticas virão, é degrau por degrau, é passinho por passinho, estou aprendendo muito aqui".

Mas por você ser uma ex-BBB, uma influenciadora, tem uma peso diferente do que seria para uma atriz novata. Entende isso?

"Acho que se eu colocar um foco nisso, vai ter, mas eu me coloco como uma atriz estreante que está começando em sua primeira novela. A minha carreira como influenciadora é uma, como apresentadora é outra e como atriz é outra, cada uma tem suas individualidades e seu foco, e agora meu foco é esse. Então estou me colocando assim e é assim que estou sendo vista pelos meus colegas de trabalho, pelo elenco, pelos diretores, como uma atriz estreante. É assim que me coloco e não quero pensar que seja diferente. Se o público quiser ver desse jeito, a imprensa, tudo bem sabe, eu respeito, mas pra mim eu estou começando".

E como tem sido viver esse sonho?

"A primeira vez que entrei e vi meu nome, o nome da minha personagem na porta, falei ‘Eu faço parte
desse elenco! ’Aconteceu da melhor maneira possível: fiz o teste com Fred (Mayrinko, diretor artístico) e
ele falou ‘Eu acredito no potencial da Rafa para essa personagem.’ A personagem escolhe o ator e ela me escolheu! Chegou, depois de tantos nãos, eu fiz vários testes que não deram certo e veio na hora certa. Então eu fazer parte do elenco, chegar nos Estúdios Globo, saber que estou passando meu crachá porque estou trabalhando é tão digno pra mim. E eu aproveito, eu sinto esse lugar. Em espera, vou para o set ver os meus colegas trabalhando para entender como funciona, pergunto tudo, estou presente, vivendo isso com muito respeito".

Quem é a Jéssica?

"Jéssica é apaixonada pelo Luca, faz qualquer coisa por ele, ela é muito persistente, controladora, ela acredita que está sempre certa e vai a fundo nisso. Jéssica é ambiciosa no que diz respeito à relação dos dois. E ela tem amor. A vilania dela é composta por muito amor, acho que isso pode fazer o público ter compaixão por ela em alguns momentos".

O público que te conhece do BBB te vê como uma pessoa bondosa. De onde você tira essa vilã?

"Do laboratório, estudei bastante. Todo mundo tem um pouco de tudo dentro de si, a gente que escolhe o que põe pra fora. Eu tenho um pouco de vilania, você tem, todo mundo tem, a gente que opta todos os dias por seguir aquilo que a gente de fato é. A Jéssica é movida por sentimentos muito fortes dentro dela e eu fiz uma preparação com o Thiago Felix, que ele tem um método que chama O Corpo Lúcido, que ele aflorou todos os sentimentos em mim, não foi fácil, foi bem delicado pra mim (risos), de raiva, desse lugar mais vilão, sombrio. Eu trouxe isso pro jogo e deu certo. Então aciono as gavetinhas que estavam camufladas em mim, que eu não quero acionar na vida".