Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Como assim?

O que aconteceu com a irmã de Maria Santa em ‘Renascer’?

Expulsa de casa pelo pai, irmã de Maria Santa tem um segredo chocante que só será revelado na segunda fase da novela 'Renascer'; saiba o que aconteceu

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 23/01/2024, às 21h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Expulsa de casa pelo pai, irmã de Maria Santa tem um segredo chocante que só será revelado na segunda fase da novela 'Renascer'; saiba o que aconteceu - Reprodução/Globo
Expulsa de casa pelo pai, irmã de Maria Santa tem um segredo chocante que só será revelado na segunda fase da novela 'Renascer'; saiba o que aconteceu - Reprodução/Globo

A novela ‘Renascer’ tem como um dos seus principais mistérios o destino da irmã de Maria Santa (Duda Santos). A personagem, que foi expulsa de casa pelo pai Venâncio (Fábio Lago) após engravidar, não teve o seu rosto mostrado na primeira fase da trama, mas foi mencionada durante uma briga entre Quitéria (Belize Pombal) e o marido.

Mas quem é a irmã de Maria Santa e o que aconteceu com ela? Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a história dessa personagem, que só será revelada 30 anos depois, na segunda fase da novela 'Renascer'.

A gravidez indesejada

Na primeira versão da novela, de 1993, a personagem se chamava Marianinha. A filha mais velha de Venâncio e Quitéria, que é era bonita e inocente, acaba engravidando inesperadamente e é rejeitada pelo pai, que a expulsa de casa sem piedade. A mãe, que é submissa ao marido, não consegue impedir a atitude cruel e se conforma com a perda da filha.

+ Quem é quem de ‘Renascer’? Conheça elenco da nova versão da novela

O que ninguém imagina é que a gravidez da jovem é fruto de um estupro, cometido pelo próprio pai. Venâncio, que é um homem violento e possessivo. Ele abusou da filha e a expulsou para o crime continuar mantido em segredo.

Venâncio (Fábio Lago) na novela 'Renascer'
Venâncio (Fábio Lago) expulsou filha mais velha após abuso em 'Renascer' - Globo

O acolhimento de Rachid

Sem ter para onde ir, a irmã de Maria Santa vaga pelas estradas até ser encontrada por Rachid (Gabriel Sater), um comerciante libanês que vive na região. Rachid acolhe a jovem em sua casa e se oferece para cuidar dela e do bebê que ela espera.

O rapaz não se importa com a origem da criança e se apaixona pela jovem, que também se encanta por ele. Na primeira versão da trama, eles se casam e têm mais cinco filhos juntos. O casal vivem felizes por alguns anos, longe da região.

Rachid (Gabriel Sater) na novela 'Renascer'
Rachid (Gabriel Sater) se casa com irmã de Maria Santa (Duda Santos) em 'Renascer' - Globo

A revelação do segredo

Após 30 anos, na segunda fase da trama, Rachid retorna para a cidade e revela a verdade para José Inocêncio. Ele explica que descobriu a história por meio de uma carta que a esposa deixou para a irmã antes de morrer.

Durante a trama, pessoas da região acreditam que o homem responsável por engravidar a irmã de Maria Santa seria Belarmino (Antonio Calloni), já que ninguém imagina que a jovem foi vítima de um abuso do pai.