Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / MINHA DOCE NAMORADA

Novela estreou às pressas há 53 anos e consagrou fama de Regina Duarte

Minha Doce Namorada estampava telinhas há 53 anos como novela das 19h na Globo; Regina Duarte ficou conhecida como 'namoradinha do Brasil' pela trama

Mariana Krunfli, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 19/04/2024, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Regina Duarte e elenco em Minha Doce Namorada - Foto: Memória Globo
Regina Duarte e elenco em Minha Doce Namorada - Foto: Memória Globo

Minha Doce Namorada estampava as telinhas brasileiras há 53 anos como novela das 19h na Globo. Na época, a trama estreou às pressas na TV e foi responsável por consagrar a fama de Regina Duarte, que ficou conhecida como 'namoradinha do Brasil' após estrelar o folhetim como a personagem Patrícia.

Em 1971, o autor de Minha Doce Namorada,Vicente Sesso, recebeu uma missão de última hora: preparar a novela, que ainda não estava pronta, para cumprir a próxima trama das 19h após um cancelamento. Segundo o o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a atração que ocuparia o horário tinha ficado inviável e a Globo precisava de um novo texto. Após a escrita dos primeiros capítulos, as gravações do folhetim começaram às pressas.

Entre os desafios para as filmagens, o autor precisou realocar os personagens da história, que se passava em Ouro Preto, em Minas Gerais. Por questões de custos, a Globo só gravou alguns episódios na cidade, enquanto Vicente Sesso planejou um parque de diversões para a trama, que ia de Ouro Preto para o Rio de Janeiro no folhetim.

Conhecida por fazer parte do gênero 'água com açúcar', Minha Doce Namorada consagrou a fama de Regina Duarte no auge de suas personagens românticas. Após interpretar a órfã Patrícia, a atriz ficou conhecida como 'namoradinha do Brasil', mas se afastou da imagem ao tomar um caminho diferente na carreira. "O título da novela [‘Minha Doce Namorada’] veio a inspirar a imprensa, anos depois, a me chamar de ‘namoradinha do Brasil’. […] Mas já como ‘ex-namoradinha’, porque eu já estava rompendo com essa imagem", declarou em entrevista à Revista Veja, em 1975.

Leia também: Em estreia nas novelas, Wagner Moura protagonizou trama na Globo há 19 anos

Além de Regina Duarte, o elenco da novela também contava com Cláudio Marzo, como o estudante Renato, Sadi Cabral, como Seu Pepe, Célia Biar, como Tia Miquita, Maria Cláudia, como Verinha, e Mário Lago, como César Leão.