Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / ENTREVISTA

Lázaro Ramos revela desafio ao interpretar Mário Fofoca em Elas por Elas: 'Nunca planejei'

Em bate-papo com a Contigo! Novelas, Lázaro Ramos falou sobre viver o personagem que era de Luis Gustavo na primeira versão de Elas por Elas

Fernanda Chaves Publicado em 12/12/2023, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lázaro Ramos falou sobre - Foto: Humberto Souza/TV Globo
Lázaro Ramos falou sobre - Foto: Humberto Souza/TV Globo

Intérprete de Mário Fofoca no remake de Elas por Elas, Lázaro Ramos se diverte e provoca risadas com as trapalhadas do personagem. Em bate-papo com a Contigo! Novelas, o ator contou o que o fez aceitar o desafio de viver o papel icônico de Luis Gustavo na primeira versão da novela. "Nunca planejei", afirmou o ator da novela das seis da Globo.

Mário Fofoca é um personagem icônico do Luis Gustavo e que você está tendo a honra de interpretar agora, no remake de Elas por Elas. Como compôs a sua versão desse papel?
"Eu nunca planejei o que iria trazer para o Mário Fofoca, comecei muito querendo fazer uma homenagem ao Luis Gustavo, porque é um personagem que está no coração de todo mundo, no meu também, inclusive. E aí, naturalmente, eu fui me apropriando dele, né? Surgiu um topetinho, surgiu o garfinho que bota,  um jeito de falar, um comportamento, um jeito de andar. E o legal é que foi muito natural, não foi planejado, foi sentindo o texto do Alê e da Thereza [Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores do remake]. Isso é bacana, porque no começo confesso que eu estava tenso, né? Você pega um personagem desse..."

O público cria expectativas...
"É cheio de expectativa, que você sai na rua e as pessoas falam: 'Vai fazer o Mário Fofoca, eu vi o Luis
fazendo'. Sempre fugi de personagem que outros atores fizeram. Fui convidado há alguns anos pelo Guel [Arraes, cineasta e diretor de TV] para a nova versão do Bem-Amado, para fazer o Zeca Diabo e eu neguei, falei: 'Guel, não vou fazer um personagem que eu lembro tanto, que está tanto no meu coração'. Quando chegou o Mário Fofoca, foi para um outro lugar. Acho que tem muito a ver com o tipo de personagem que gosto de fazer. Se a gente pensar bem, Mário Fofoca é primo do Foguinho, do Mister Brau, do Ó Paí, Ó, que é um jeito de estar no mundo com olhar lúdico e criativo. Então, nesse caso, imediatamente aceitei, fiquei feliz. Depois que comecei a fazer, falei 'nossa, isso é uma responsabilidade, né? Como faz?' [risos]. Só que aí eu já estava mergulhado, então estou feliz."

Você quis rever a primeira versão da novela?
"Revi a primeira semana inteira. Novela ótima, né? Muito legal, tanto pelo Mário quanto pelas atrizes.
Sinto que essa novela é uma transição para o gênero. Antes, as novelas eram baseadas no teatro, um pouco mais formal e, de repente, chega Cassiano [Gabus Mendes, autor de Ela por Elas] e traz essa linguagem despretensiosa, de fazer uma novela multiplot. Você assiste àquilo e vê como, ainda hoje, as novelas são inspiradas no que o Cassiano fez. Estamos trazendo esse legado para os nossos tempos."

Nessa novela você está cercado de grandes atrizes...
"Foi um dos outros motivos para aceitar fazer, as atrizes. Tem várias que eu queria encontrar em cena, que eu sonhava em trabalhar junto ou que eu sonhava em repetir a parceria, como Thalita Carauta, por exemplo, com a Deborah Secco também. Tenho muita admiração por elas, que são atrizes brilhantes. Todo mundo tem tanta personalidade, tanta qualidade. Isso é um privilégio!"

A Deborah é a atriz com quem você mais atuou na vida. Como tem sido repetir a parceria?
"A gente fez tanto trabalho junto e sempre temos muito prazer, nos divertimos muito. E uma coisa que está acontecendo agora, com a novela, é que, apesar de já termos trabalhado tanto juntos, estamos descobrindo outras maneiras de nos encontrar em cena. Então, tem um sabor novo pra nós também."

É sua primeira vez sendo dirigido pela Amora Mautner. Como tem sido?
"Uma grata surpresa, porque, todos os dias, trabalhar com ela é um furacão. Primeiro, ela te estimula a criar, a sair da caixinha e isso é muito legal. Eu estou muito feliz, porque ela gosta de ator, ela cuida da gente, não deixa a gente fazer o lugar comum e isso é muito legal. Tem sido uma grata surpresa mesmo."

Elas por Elas. Quem é Lázaro por Lázaro?
"Lázaro por Lázaro continua sendo o Lazinho, do bairro do Garcia, lá em Salvador, que quer passar sua
mensagem para o mundo e que quer ser só feliz com essa profissão."