Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / CABOCLA

Há 20 anos, remake levava ao ar cena proibida no passado: 'Censura era imbecil'

Cabocla passava nas telinhas da Globo em 2004, depois de 25 anos da versão de Benedito Ruy Barbosa; remake deu o que falar entre o público

Mariana Krunfli, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 10/05/2024, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vanessa Giácomo e Daniel Oliveira viviam casal protagonista da novela - Foto: Divulgação
Vanessa Giácomo e Daniel Oliveira viviam casal protagonista da novela - Foto: Divulgação

Há 20 anos, o remake de Cabocla passava nas telinhas da Globo no horário das 18h, depois de 25 anos da exibição da versão de Benedito Ruy Barbosa na emissora. O remake deu o que falar entre o público em 2004 e levou ao ar cena proibida no passado. "Censura era imbecil", declarou o autor.

Inspirada no livro de Ribeiro Couto, Cabocla teve sua primeira adaptação em 1959, na extinta TV Rio. Duas décadas depois, a trama ganhou vida nas mãos de Benedito Ruy Barbosa, que fez uma versão da obra para a Globo, com Glória Pires e Fábio Júnior no elenco. No remake de 2004, ao autor aproveitou para acompanhar a novela de perto como supervisor de texto, enquanto suas filhas, Edmara e Edilene Barbos, ficaram responsáveis pela adaptação dos capítulos.

"O que estamos fazendo é pegando capítulo por capítulo e atualizando diálogos, crescendo a participação de alguns personagens, mexendo em cenas. Mas o enredo e a estrutura básica dos capítulos estão sendo mantidos. Como estamos conduzindo nosso trabalho em cima do que foi escrito por meu pai, ele tem nos deixado livres para criar, dentro da linha dele", afirmou Edmara, segundo o jornalista Nilton Santos, do site Teledramaturgia. Sucesso entre o público, a novela de 2004 ganhou reprises no Vale a Pena Ver de Novo e no canal Viva.

Leia também: Novela estreou às pressas há 53 anos e consagrou fama de Regina Duarte

No remake, foram resgatadas cenas censuradas da versão de 1979. Benedito Ruy Barbosa teria sido impedido de mostrar uma sequência na qual Zuca encontra Luís Jerônimo em um quarto da fazenda do Coronel Boanerges. “A censura era imbecil demais. [...] Eles não queriam que aparecesse uma cena de dois solteiros conversando em um quarto. Achavam uma afronta", relembrou o autor. Com Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira, a cena ganhou espaço no remake e contou até com beijo. As informações são do portal Teledramaturgia.