Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Cortes

Globo censurou beijo entre mulheres em 'Senhora do Destino'? Investigamos e explicamos

Beijo entre Jenifer e Eleonora sumiu de 'Senhora do Destino'? Descobrimos se a Globo censurou cenas da novela

Leandro Fernandes

por Leandro Fernandes

lfernandes_colab@caras.com.br

Publicado em 13/08/2023, às 08h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Globo censurou beijo em 'Senhora do Destino'? Investigamos suposto corte - Reprodução/TV Globo
Globo censurou beijo em 'Senhora do Destino'? Investigamos suposto corte - Reprodução/TV Globo

Uma nova polêmica envolvendo a possível censura de conteúdo LGBTQIA+ na Globo está circulando nas redes sociais. Nesta sexta-feira (11), algumas pessoas perceberam uma diferença entre versões da novela Senhora do Destino.

É que, na versão disponível na Globoplay, uma cena das personagens Jenifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) termina bem antes de uma outra, exibida anteriormente na emissora. Usuários do Twitter acusaram de censura, já que a cena teria sido cortada, mas investigamos e não é esse o caso.

"O Globoplay e o VIVA cortaram a parte da cena entre Jennifer e Eleonora em que elas dão um selinho e vão tomar banho juntas. Lamentável", acusou um rapaz no Twitter, publicando as duas versões da cena. Mas será que a cena estava lá originalmente?

O que ocorre é que Senhora do Destino foi exibida três vezes na Globo. A versão original, de 2004, é a que está no Globoplay, com a cena terminando antes de um beijo e uma ida até o chuveiro. Somente na primeira versão exibida no Vale a Pena Ver de Novo é que a emissora resolveu colocar a cena completa, com direito a um vislumbre dos seios de uma das atrizes através do espelho.

Vale notar, no entanto, que em 2017, quando a novela voltou ao Vale a Pena Ver de Novo, quase todas as cenas entre as duas personagens foram cortadas. É que a trama foi alvo de várias reclamações por causa do conteúdo exibido nas tardes da Globo. A cena em questão foi uma das que não apareceu, por exemplo. Confira:

BEIJOS EM VAI NA FÉ FORAM CORTADOS

Em uma cena que estava prevista para início de maio na novela Vai na Fé, Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) teriam o primeiro beijo de verdade, em que não estariam cercadas por outras pessoas. A cena estava nos roteiros da novela e nos resumos disponibilizados pela Globo.

No entanto, na hora H, a novela não mostrou nem o beijo e nem o diálogo que ocorreria depois. Regiane não conseguiu disfarçar a insatisfação e comentou nas redes sociais: "Devagar e sempre… um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas ".

Uma seguidora reclamou: "Era só um beijinho sabe, nem isso é possível nessa realidade que a gente vive", e a famosa respondeu com um "Pois é". Comentaristas atentos também se incomodaram: "Não adianta nada programas sobre LGBTQIA+, propagandas, mensagens, se até hoje a cúpula da emissora é formada por um bando de retrógrados. Cortaram a cena do beijo Clarena como se pudesse ocorrer alguma rejeição, sendo que #VainaFé é o maior sucesso da emissora. Vergonha!".