Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / RELEMBRE

A cena corajosa exibida pela Globo que mudou a história das telenovelas

Cena corajosa exibida pela Globo em 1995 é considerada um marco no combate ao preconceito; veja

Gustavo Assumpção

por Gustavo Assumpção

gassumpcao@caras.com.br

Publicado em 21/06/2023, às 20h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Uma cena exibida pela novela A Próxima Vítima em 1995 até hoje está no coração do público. É que a sequência estrelada pelos atores André Gonçalves e Susana Vieira foi uma das mais corajosas já exibidas na televisão.

Na cena, Sandro (André Gonçalves), filho de Ana (Susana Vieira) e Marcelo (José Wilker), revela à mãe sua orientação sexual. Essa foi a primeira vez que um personagem "saia do armário" em uma trama exibida pela emissora.

Até hoje, a sequência é considerada emblemática na discussão sobre a homossexualidade no Brasil e serviu de inspiração para que a discussão acontecesse no seio de muitas famílias que ficaram tocadas pela sequência emocionante e com um texto sensível, adequado e carinhoso.

"É fácil aceitar o filho de uma vizinha, de uma amiga, mas quando acontece dentro de casa, sua cabeça deve ter dado um nó", diz Sandrinho em cena. "E deu mesmo, mas eu amo tanto você, Sandrinho... tanto", diz ela. "Não posso pedir pra você que mude sua cabeça, foi assim que você foi vendo a vida, foi desse jeito que você passou a entender as pessoas. Eu tenho o direito de pedir que você me respeite. Eu pedi e você me atendeu", diz ele emocionado.

Escrita por Silvio de Abreu, a novela foi exibida em 1995 e até hoje é muito lembrada pelo público. Em uma entrevista recente, André Gonçalves chegou a afirmar que foi agredido na rua por viver um personagem homossexual, tamanho era o preconceito na época. "Eu passei muitos maus bocados na vida, inclusive por ter feito o Sandrinho. Eu apanhei, fui perseguido, tomei ovada. Durante muitos anos, não foi só esse episódio. Eu tive que andar com segurança durante três meses, fui ameaçado de morte, perseguido por uma galera do bairro que eu morava no Rio de Janeiro", relembrou o ator em entrevista ao Programa do Porchat exibida em 2018.

Veja a cena: