Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DESABAFO

Taís Araújo diz que perdoou fracasso ao interpretar primeira protagonista negra no horário nobre: "Abalada"

Em entrevista, atriz revela que acreditava que oportunidade ajudaria a mudar a realidade, o que não se provou na prática

Redação Contigo! Publicado em 09/03/2021, às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taís Araújo relembra fracasso em novela das nove - Reprodução/TV Cultura - TV Globo
Taís Araújo relembra fracasso em novela das nove - Reprodução/TV Cultura - TV Globo

A atriz Taís Araújo fez uma avaliação sincera sobre o maior fracasso de sua carreira: a personagem Helena que ela interpretou na novela Viver a Vida. Primeira atriz negra a ser escolhida para o papel, ela foi duramente criticada e precisou lidar com a própria frustração.

"Eu estava numa areia movediça. Eu tinha uma expectativa. Minhas e dos outros. A partir do momento em que eu estava ali, eu achava que ia resolver o problema das mulheres brasileiras. Eu pensei: acabou! Eu como mulher negra vivendo essa protagonista depois virão várias protagonistas negras. Eu jurava que era isso, que era a chave da mudança. E não foi. O tamanho da minha expectativa foi o tamanho da minha frustração. Gigante", disse ela durante o Roda Viva desta segunda-feira (8).

Na conversa, ela disse sofrer muita pressão nas ruas e contou até uma história que aconteceu quando ela estava no ar. 

"E eu tive críticas muito severas e muitas críticas muitos dias durante muito tempo. Novela das oito é igual Copa do Mundo porque todo mundo é técnico. Eu ficava tão chateado porque se espalhava na rua. Eu estava uma vez tomando sorvete com minha amiga e passou uma mulher e falou: 'posso falar com você?'. E eu falei: 'pode'. E ela disse: 'quando você falar o seu texto, pensa no que você tá falando. Eu já estava numa merda, muito abalada emocionalmente, e vem uma pessoa... e eu fui entrando nesse buraco", declarou.

Hoje, a atriz conta que já se "perdoou" pelo fracasso e conta que naquele momento acredita que o próprio país não estava preparado para uma personagem negra construída sem estereótipos. Ela contou também que é grata por ter vivido o personagem porque ela considera que foi ali que sua carreira mudou de patamar.

"Não era minha culpa, a novela tinha muitos problemas e eu era um desses problemas. E olhando agora eu acho que o Manoel Carlos foi super vanguardista nessa novela porque eu lembro que ele falou no início: 'você acha que tem que justificar a origem dela, por ela ser uma modelo, falar que ela era pobre?' E eu falei que não. Ele também falou que não. Só que era um país que a gente estava achando que o Brasil era o Leblon do Manoel Carlos. E não. A gente pode muito analisar o Brasil a partir dessa novela: pra uma mulher negra ter destaque social, você tem que justificar de onde ela veio, de que buraco ela veio pra merecer estar aí", declarou ela.

Na entrevista, Taís Araújo também contou que viveu uma crise no casamento com Lázaro Ramos.

Veja o vídeo: