Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Amor de alma!

Quem é Maria, segunda mãe de Xuxa? Apresentadora amparou governanta até último suspiro

Saiba quem é Maria, segunda mãe de Xuxa Meneghel; a apresentadora amparou a governanta até último suspiro

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 13/07/2023, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem é Maria, segunda mãe de Xuxa? - Reprodução/Instagram
Quem é Maria, segunda mãe de Xuxa? - Reprodução/Instagram

Xuxa Meneghel é uma das maiores estrelas da televisão brasileira, mas nem todo mundo sabe que por trás de seu sucesso e sua alegria, há uma pessoa muito especial que a acompanhou por mais de 30 anos: Maria, sua governanta e segunda mãe. Ela morreu em 2021.

Quem é a segunda mãe de Xuxa?

Maria do Rosário Ferreira, ou simplesmente Maria, começou a trabalhar com Xuxa em 1988, quando a apresentadora tinha apenas 25 anos e precisava de alguém que cozinhasse sua comida macrobiótica e vegetariana. O que era para ser um trabalho temporário se transformou em uma relação de confiança, amizade e amor entre as duas.

"[Trabalhar com a Xuxa] foi uma coisa que, primeiro, que eu não esperava. Achava que eu não tinha essa capacidade. [Achava] que com a Xuxa só podia trabalhar gente de categoria diferente da minha. Isso tudo se passava pela minha cabeça nunca pude imaginar que eu podia trabalhar pra ela. Aí quando um veio, foi um presente", declarou Maria em um trecho do documentário da Xuxa.

Relação de confiança e amizade de Xuxa e Maria

A relação entre as Xuxa e Maria foi se estreitando ao longo dos anos, e Maria passou a ser mais do que uma funcionária para ela: passou a ser uma amiga, uma conselheira e uma mãe. Xuxa já disse que Maria foi um presente em sua vida e que sempre pôde contar com ela nos momentos bons e ruins.

Ela apareceu na minha vida no momento em que eu estava precisando de alguém pra cozinhar macrobiótico e comida vegetariana, eu ainda não era vegana. E eu ganhei uma segunda mãe”, declarou a apresentadora.

xuxa e maria
Xuxa Meneghel e Maria do Rosário - Reprodução/Instagram

Alda, mãe biológica de Xuxa, tinha ciúmes de Maria

Se engana quem pensa que a relação de Maria e Xuxa foi só amor, teve ciumes também. Após o falecimento de Maria, em 2021, a apresentadora contou que sua mãe biológica, Alda, tinha muito ciúmes da relação das duas.

No programa Mais Você, ela revela: "Tinha um ciúme da minha mãe com ela, e dela com a mãe. E depois que a mãe foi embora, demorou um ano, mais ou menos, e Maria adoeceu muito. Eu vim na vida para ter duas mães", diz Xuxa.

Como Maria ajudou Xuxa em momentos difíceis de sua vida?

Maria esteve ao lado de Xuxa em diversas situações delicadas, tanto de sua vida pessoal e quanto profissional. A ex-governanta foi um apoio para a apresentadora quando ela terminou seu namoro com piloto Ayrton Senna, em 1989, e quando ela sofreu um acidente com seu avião particular, em 2016.

Ela também foi uma companheira fiel para Xuxa quando ela enfrentou a doença e a morte de sua mãe biológica, Alda Meneghel, em 2018. Maria cuidou de Alda durante os últimos anos de sua vida e se tornou uma amiga dela também.

“Eu nunca na minha vida olhei para a Maria como uma pessoa que trabalhasse pra mim, porque tenho certeza que se eu não pagasse, ela ia ficar comigo. Eu nunca apresentava ela como 'uma pessoa que trabalhava comigo', ela era minha mãe mesmo” , conta Xuxa.

Como Maria participava da rotina de Xuxa?

Maria era uma pessoa muito ativa e dedicada ao seu trabalho. Ela cuidava da casa de Xuxa, de seus animais, da alimentação e dos compromissos. Acorda cedo todos os dias e fazia tudo com muito carinho e capricho.

Além disso, Maria também ajudou Xuxa em seus compromissos profissionais e pessoais. Ela cuidava de Sasha Meneghel, organizava as malas da apresentadora quando ela viaja, lembra-a dos horários das reuniões e eventos e sempre a acompanha nas gravações e entrevistas.

"Nesse momento eu diria pra ela que ela é a pessoa que eu mais amo nesse mundo. É ela, e vai ser ela a vida inteira", afirmou Maria, em uma de sua última aparição em público para o documentário da Xuxa, no Globoplay. Maria morreu em 2021.

Xuxa Meneghel cuidou de Maria até sua morte

Infelizmente, Maria faleceu em março de 2021, após enfrentar alguns problemas respiratórios. Xuxa cuidou de Maria até o seu último suspiro, com todo o apoio médico, emocional e espiritual que ela precisava.

Xuxa conta que as duas tinha um amor de alma: "Eu nunca na minha vida olhei a Maria como uma pessoa que trabalhava para mim. Porque mesmo se eu não pagasse, ela ficaria comigo. Era minha segunda mãe de verdade", completa.

xuxa e maria
Xuxa Meneghel e Maria do Rosário - Reprodução/Instagram

Xuxa e Maria foram mais do que patroa e funcionaria, foram uma família. Elas se conviveram por mais de 30 anos e se tornaram inseparáveis. Elas se apoiavam, se cuidavam, se divertiam e se amam como mãe e filha.

A história de Xuxa e Maria é uma história de amor, de gratidão, de amizade e de fé. Uma história que inspira e emociona a todos que a conhecem. Como disse Xuxa em uma entrevista: “Eu vim ao mundo para ter duas mães. E tem gente que não tem nenhuma” .

E você, o que achou da história de Xuxa e Maria? Não perca nenhuma notícia sobre a apresentadora e de outros famosos: siga a Contigo! no Instagram.