Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / UAU!

Quem é Endrick? Jogador se inspira em Pelé para se destacar de outros atletas

Saiba quem é Endrick, o jogador de 17 anos que se inspira em Pelé para se destacar de outros atletas; confira

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 30/11/2023, às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba quem é Endrick, o jogador de 17 anos que se inspira em Pelé para se destacar de outros atletas; confira - Reprodução/Instagram
Saiba quem é Endrick, o jogador de 17 anos que se inspira em Pelé para se destacar de outros atletas; confira - Reprodução/Instagram

O atacante Endrick, de 17 anos, está ganhando as manchetes na Europa por conta de sua surpreendente atuação pelo Palmeiras. Mas você sabe quem é o jovem atleta que se inspira e é comparado com Pelé (1940-2022), o maior jogador de futebol de todos os tempos?

De Taguatinga para o mundo

Endrick Felipe Moreira de Sousa, ou somente Endrick, nasceu em 21 de julho de 2006, em Taguatinga, Distrito Federal. Com 1,71m de altura e muito talento no futebol, ele foi vendido para o Real Madrid em dezembro de 2022, mas só poderá se transferir para a Europa em 2024, quando completar 18 anos.

O jovem começou a jogar futebol aos quatro anos de idade, incentivado pelo pai, Douglas Sousa, que publicava os gols do filho no YouTube e procurava interessados entre os grandes clubes brasileiros. Para realizar o sonho do filho, Douglas chegou a assumir emprego de faxineiro para se mudar para perto do centro de treinamento do Palmeiras, onde Endrick ingressou no juvenil aos 11 anos de idade.

Um fenômeno nas categorias de base

Em cinco anos no clube, Endrick marcou 165 gols em 169 jogos pelas categorias de base do Palmeiras, chamando a atenção de olheiros nacionais e internacionais. Em 2022, ele foi promovido ao time profissional e logo se destacou pela velocidade, habilidade e faro de gol. Em 23 partidas, ele balançou as redes 14 vezes e deu 11 assistências, sendo decisivo na conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores pelo Palmeiras.

Uma estrela na seleção brasileira

A precocidade da carreira de Endrick ultrapassou os muros do Palmeiras e chegou até a seleção brasileira. Na lista de Fernando Diniz, atual técnico da seleção, para os próximos compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2024, ele se tornou o quarto jogador mais jovem a ser convocado, com apenas 17 anos, atrás somente de Pelé, Edu e Coutinho.

O jovem também fez sua estreia pelo Brasil na derrota por 2 a 1 para a Colômbia, em Barranquilla, e entrou para o top 5 dos mais jovens a vestir a camisa da seleção brasileira, deixando para trás nomes como Ronaldo ‘Fenômeno’ e até mesmo Neymar.

Um ícone de estilo e personalidade

Em sua apresentação após ser convocado à seleção brasileira, Endrick deu um show de estilo e despertou comentários na web. Tudo por conta da escolha de sua vestimenta para a ocasião. A roupa e as malas escolhidas por Endrick eram da marca de luxo Gucci. O look chamou a atenção das redes sociais a semelhança no estilo dos trajes escolhidos por Endrick lembrarem as peças vestidas por Pelé no passado.

endrick e pelé
Pelé na juventude e Endrick em sua apresentação para seleção brasileira - Foto: Instagram/CBF

De acordo com a ESPN, tudo não passou de coincidência, já que a decisão pela roupa da apresentação foi unicamente de Endrick. No entanto, os internautas continuaram comparando o estilo de Endrick com outros atletas da seleção que, para suas apresentações, chegam com looks e acessórios mais chamativos.

Em novembro de 2023, a imprensa anunciou a parceria de Endrick com a New Balance, até 2028, rejeitando a renovação com a Nike, até então a sua patrocinadora, e também grandes marcas como Adidas e Puma, para se tornar a principal estrela da marca estadunidense.

Um admirador de Pelé e um sonhador de fazer história

Endrick é, sem dúvida, uma das maiores promessas do futebol mundial na atualidade.  Em uma entrevista ao Globo Esporte, ele falou sobre as comparações que existe com relação à Pelé, o rei do futebol:

Às vezes me pergunto: por que colocaram tanta mídia em mim? Eu não pedi isso. Tem situações que passam dos limites. ‘“Ah, ele é o novo Pelé”. Cara, ninguém vai ser o Pelé, ele é o rei do futebol. Mas, agora, não tem o que fazer, não dá para pedir que as pessoas não falem da minha vida. Sempre disse que meu ídolo é o Pelé, que eu me inspiro nele, mas não quero ser comparado com ele. Quero fazer minha própria história, com meu próprio estilo. Sou o Endrick, e quero ser reconhecido por isso”, afirmou o jovem craque.