Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Psicóloga aponta os riscos da alta exposição de crianças nas redes sociais: “Cuidado”

Após Viih Tube e Eliezer desabafarem a respeito de comentários feitos sobre sua filha, Lua, psicóloga aponta os riscos da exposição na web

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 22/11/2023, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Riscos da exposição infantil na web - Reprodução/ TV Globo
Riscos da exposição infantil na web - Reprodução/ TV Globo

A exposição nas redes sociais está cada vez mais comum, inclusive entre as crianças. Além dos pequenos começarem a produzir conteúdo na internet, muitas vezes eles são expostos, inclusive, pelos pais. Em conversa com a CONTIGO!, a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica, comentou os riscos para a saúde mental das crianças.

Segundo a profissional, os pequenos podem enfrentar bullying, assédio, cyberbullying e violência nas redes sociais. “Além disso, o uso excessivo das mídias sociais também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e insegurança”, apontou.

Futuramente, o uso excessivo das redes sociais pode acabar causando Fomo, que é o medo de ficar fora e desatualizado, ou Nomofobia, medo de ficar sem o celular, de acordo com Vanessa Gebrim. De forma geral, a internet influencia negativamente para as crianças.

“Dependência da internet, obesidade, problemas posturais, visão, audição, memória, concentração, distúrbios de humor, problemas de comportamento, isolamento, ansiedade e depressão” são alguns dos prejuízos causados para os pequenos.

Em entrevista exclusiva, a psicóloga ainda apontou que a melhor forma de equilibrar essas situações é impor limites para não haver exagero. “Tomar cuidado com o excesso de exposição da vida desse filho. Não se sentir pressionado a ter que contar tudo nas redes sociais, desenvolver com seu filho atividade onde as criança aprenda a se libertar desse vício, não ficando refém do computador, tablet e celular”, disse a profissional.

Por fim, ela completou: “Dando bons exemplos e trazendo sempre novidades. E acima de tudo protegendo seus filhos não negligenciando esses cuidados, mostrando os perigos, ensinando e educando”.

EITA!

A influenciadora Viih Tube ficou completamente revoltada. Isso porque - mais uma vez - ela e o marido Eliezer foram atacados com mensagens maldosas direcionadas à filha, a pequena Lua que completou 7 meses. Os comentários voltaram a acontecer após o casal compartilhar registros da festinha de mesversário da menina.

Dessa vez, os papais corujas fizeram a decoração de Bob Esponja: Calça Quadrada. Mas é claro que os haters de plantão usaram o momento para mandar péssimas energias à pequenina. Em seu Stories do Instagram, Viih Tube desceu o verbo e se mostrou bravíssima.

"Todos vocês que ainda insistem em comentar sobre o corpo da minha filha, vão todos tomar bem no meio do c*! Já tô sem paciência! Não, isso não é preocupação, isso é maldade", começou ela. "Já falei inúmeras vezes que a Lua só mama, e agora que começou a introduzir tá na fase que nem come direito, mas experimenta mais frutas".