Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Saúde!

Pielonefrite: qual é a doença que fez Andressa Urach ser internada em hospital

Saiba o que é Pielonefrite, a doença que fez Andressa Urach ser internada em hospital; saiba mais

Redação CONTIGO! Publicado em 21/09/2023, às 19h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que é Pielonefrite, a doença que fez Andressa Urach ser internada em hospital; saiba mais - Reprodução/Instagram
Saiba o que é Pielonefrite, a doença que fez Andressa Urach ser internada em hospital; saiba mais - Reprodução/Instagram

Andressa Urach teve que ser internada duas vezes em menos de uma semana por causa de uma doença chamada pielonefrite, uma inflamação do rim causada por uma infecção urinária. Mas o que é essa doença, quais são os seus sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento?

O que é pielonefrite?

Pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa causada por bactérias que atingem partes dos rins responsáveis pela produção de urina. É um tipo de infecção urinária alta, que pode ter origem em uma infecção da bexiga (cistite) ou da uretra (uretrite) que sobe pelos ureteres até os rins. Também pode ocorrer quando bactérias que estão causando infecção em outra parte do corpo chegam aos rins pelo sangue.

Quais são os sintomas da pielonefrite?

Os sintomas mais comuns da pielonefrite são dor na região lombar e pélvica, dor e ardência ao urinar, vontade constante de urinar, urina com mau cheiro, febre, mal-estar, náuseas e vômitos. A pielonefrite pode ser aguda, quando surge de forma repentina e intensa, ou crônica, quando ocorre de forma recorrente ou persistente.

Como é feito o diagnóstico da pielonefrite?

O diagnóstico da pielonefrite é feito pelo médico com base nos sintomas, no exame físico e em exames complementares, como o exame de urina, a urocultura e a tomografia computadorizada de abdome. O exame de urina pode mostrar a presença de bactérias, leucócitos, sangue e proteínas na urina. A urocultura pode identificar o tipo de bactéria causadora da infecção e a sua sensibilidade aos antibióticos. A tomografia computadorizada de abdome pode mostrar alterações nos rins, como abscessos, cicatrizes ou obstruções.

Como é feito o tratamento da pielonefrite?

O tratamento da pielonefrite é feito com antibióticos, que devem ser tomados conforme a prescrição médica, para eliminar a infecção e evitar complicações, como a formação de cicatrizes nos rins, a perda da função renal ou a sepse. A sepse é uma condição grave que ocorre quando a infecção se espalha pelo sangue e provoca uma resposta inflamatória generalizada, que pode levar à falência de múltiplos órgãos e à morte. Os antibióticos podem ser administrados por via oral ou intravenosa, dependendo da gravidade do caso. O tempo de tratamento pode variar de 7 a 14 dias, ou mais, se houver complicações.

Como prevenir a pielonefrite?

A melhor forma de prevenir a pielonefrite é evitar as infecções urinárias, que são a principal causa da doença. Algumas medidas que podem ajudar a prevenir as infecções urinárias são:

  • Beber bastante água, para manter a hidratação e facilitar a eliminação de bactérias pela urina.
  • Urinar sempre que sentir vontade, sem segurar a urina por muito tempo, para evitar o acúmulo de bactérias na bexiga.
  • Urinar após as relações sexuais, para eliminar as bactérias que possam ter entrado na uretra durante o ato.
  • Manter uma boa higiene íntima, lavando a região genital com água e sabão neutro, sem usar produtos irritantes ou perfumados, e secando bem a área após o banho.
  • Usar roupas íntimas de algodão, que permitem a ventilação e evitam a umidade e o calor na região genital, que favorecem o crescimento de bactérias.
  • Evitar o uso de diafragmas, espermicidas ou tampões, que podem alterar o pH da vagina e facilitar a proliferação de bactérias.
  • Consumir alimentos que contenham probióticos, como iogurtes e leites fermentados, que podem ajudar a manter o equilíbrio da flora vaginal e a prevenir as infecções.
  • Consultar o médico regularmente e fazer os exames de rotina, para detectar e tratar qualquer alteração que possa afetar a saúde dos rins e do trato urinário.

Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.