Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAIBA MAIS!

O que é icterícia, problema que afetou Lua, filha de Viih Tube

Saiba o que é e como é o tratamento para a icterícia, problema que afetou Lua; ginecologista e obstetra César Patez explica

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 13/04/2023, às 17h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que é icterícia - Reprodução/Instagram
Saiba o que é icterícia - Reprodução/Instagram

No último domingo (9) nasceu Lua, filha de Viih Tube e Eliezer. Entretanto, após o nascimento, a pequena precisou fazer um tratamento logo nos primeiros dias de vida. Ela foi afetada por um problema chamado icterícia. Saiba o que é e como é feito o tratamento:

O problema é caracterizado pela coloração amarelada da pele, dos olhos e das mucosas, se manifesta entre os primeiros dias de vida da criança e os casos são considerados comuns. E por isso, o ginecologista e obstetra César Patez diz que o tratamento é fundamental.

“A icterícia é a mudança da coloração da pele para tons amarelados. Isso é causado pelo excesso de bilirrubina no sangue, substância produzida pelo fígado”, explica. “Geralmente ocorre em bebês saudáveis. Durante o processamento dos glóbulos vermelhos pelo organismo, pode acontecer esse excesso”.

Ele ainda comentou que a fototerapia, tratamento que realizado em Lua ainda no hospital, é eficaz. “A fitoterapia é popularmente conhecida como banho de luz. Essa é uma técnica que expõe a criança à luminosidade emitida por lâmpadas artificiais e elas atingem diretamente a estrutura do pigmento”, detalha

Ainda de acordo com o médico, o tratamento costuma durar, em média, três semanas. “Somente quando o fígado estiver mais maduro e a eliminação da bilirrubina for regularizada, é seguro o processo de alta”, completa.

Mas quando devemos nos preocupar? O doutor César Patez diz que a gravidade da icterícia vai depender de cada caso. Precisa ser avaliado a partir da dosagem da substância no sangue, mas tudo isso é causado pela dificuldade da bilirrubina passar pelo fígado e pelos canais biliares.

“Por isso, acontece o acúmulo e acaba sendo depositado na pele do bebê. Em alguns casos, altera também a cor da urina e das fezes”, ele diz, mas faz questão de acalmar as mamães de primeira viagem, assim como Viih Tube: “É um problema, mas que é rápido de resolver”, finaliza.