Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Júlio Cocielo é absolvido após acusação de racismo; entenda a decisão da Justiça

O humorista Júlio Cocielo é absolvido pela Justiça após ser acusado de racimo; ele teria feito publicações de cunho racista na web

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 22/05/2024, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Júlio Cocielo é absolvido - Reprodução/ Instagram
Júlio Cocielo é absolvido - Reprodução/ Instagram

O humorista Júlio Cocielo, acusado de racismo, foi absolvido. O processo se tornou público em dezembro de 2023 após acusações feitas contra ele pelo Ministério Público Federal (MPF). Entretanto, parece que chegou ao fim.

A defesa do marido de Tatá Estaniecki alegou que o Cocielo é negro e não poderia se considerar superior a um grupo que ele mesmo pertence. “Seria impossível que as falas do réu se enquadrassem como racismo, enquanto não há como se considerar hierarquicamente superior a um grupo ao qual se pertence”, disseram.

Além disso, ficou comprovado que o humorista não apresenta atitudes racistas em seu cotidiano. “O réu afirmou em seu interrogatório não ter agido com a intenção de ofender qualquer raça ou etnia, mas apenas imbuído do intento de ser engraçado, de divertir a sua plateia, em seu ‘palco’. As testemunhas confirmaram que o acusado nunca demonstrou comportamento ou atitude racista. Cabe ressaltar que não houve notícias, durante a fase investigativa ou em juízo, de que o réu tenha tido uma conduta social discriminatória ao longo de sua vida, com episódios envolvendo a prática de racismo”.

As acusações foram baseadas nas falas de Júlio Cocielo em suas redes sociais, entre 2011 e 2018. Se fosse condenado, ele teria que pagar R$ 7,4 milhões em indenização por danos sociais.

PEDIDO DE PRISÃO

Vale lembrar que em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão do famoso. Em publicação, o órgão disse "esperar a condenação do influenciador digital". O processo está prestes a ir a julgamento e estava em sigilo até dezembro de 2023, mas foi tornado público a pedido do MPF agora que pode ir a julgamento a qualquer momento.

A acusação conta com nove ocorrências em que Cocielo fez publicações ofensivas, incluindo uma ocasião em que disse: "O Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas, mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros". Em outro post no Twitter, ele disse: "Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein". Um terceiro diz: "Nada contra os negros, tirando a melanina...".