Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Eita!

Gil do Vigor pode ser presidente do Brasil? O economista tem que cumprir requisitos

Será que Gil do Vigor pode ser presidente do Brasil? Confira os requisitos importantes que o economista tem que cumprir para realizar esse sonho

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 09/11/2023, às 21h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Será que Gil do Vigor pode ser presidente do Brasil? - Reprodução/Instagram
Será que Gil do Vigor pode ser presidente do Brasil? - Reprodução/Instagram

Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, é um dos ex-participantes mais queridos do Big Brother Brasil 21. O economista, que conquistou o público com seu carisma, sua inteligência e seu bordão “tchaki tchaki”, contou algumas vezes que tem um grande sonho: ser presidente do Brasil.

Mas será que Gil do Vigor pode se candidatar a presidente do Brasil? Quais são os requisitos que ele teria que cumprir para disputar o cargo mais alto do poder executivo federal? Confira o que é preciso para ser candidato a presidente e se o Gil do Vigor tem chances de realizar seu sonho.

Quais os requisitos para ser candidato a presidente?

Segundo a Constituição Federal de 1988, os requisitos para ser candidato a presidente são:

  • Ser brasileiro nato (ou seja, nascido no Brasil ou filho de pais brasileiros); 
  • Ter pleno exercício dos direitos políticos;
  • Ser alistado junto à Justiça Eleitoral;
  • Ter domicílio eleitoral no país;
  • Ser filiado a um partido;
  • Ter idade mínima de 35 anos para o cargo de Presidente.

Portanto, qualquer cidadão que atenda a esses requisitos pode se candidatar a presidente, independentemente de ter ou não experiência política anterior. No entanto, para se candidatar, é preciso também apresentar uma série de documentos e seguir as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registrar a candidatura.

Gil do Vigor pode se candidatar a presidente?

Analisando os requisitos para ser candidato a presidente, podemos verificar que Gil do Vigor cumpre alguns deles, mas não todos. Vejamos:

  • Ele é brasileiro nato, pois nasceu em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco;
  • Ele tem domicílio eleitoral no Brasil, pois vota em Recife, em Pernambuco;
  • Ele está em pleno exercício dos direitos políticos, pois não tem nenhuma condenação ou impedimento legal que o impeça de votar ou ser votado.

No entanto, ele não cumpre os seguintes requisitos:

Ele não é filiado a nenhum partido político atualmente e nem tem 35 anos, pois nasceu em 14 de julho de 1991. Portanto, Gil do Vigor ainda não pode se candidatar a presidente do Brasil nas próximas eleições, pois não cumpre todos os requisitos exigidos. Ele terá que esperar mais três anos para conseguir dar início a sua candidatura.

O sonho de Gil do Vigor

Apesar de ainda não poder se candidatar a presidente do Brasil, Gil do Vigor já contou aos fãs que está ciente de todos esses requisitos e que tem tudo planejado. Ele afirmou em seu perfil nas redes sociais que irá terminar seus estudos para dar seguimento aos planos. "Aguardarei a minha formação como PhD. Talvez na eleição seguinte, se Deus quiser", revelou ele.

+ Gil do Vigor rebate Rachel Sheherazade por reclamar de salário de R$ 220 mil

Ele ainda publicou um vídeo analisando a situação e mostrando alguns comentários de internautas opinando sobre o assunto. Após ver pessoas dizendo que ele não tem qualificação para o cargo, Gil mostra maturidade ao refletir que estuda para realizar esse sonho e que seu objetivo é retornar seu conhecimento para o povo brasileiro. Veja o vídeo:

Gil do Vigor é um dos ex-BBBs mais populares e mais bem-sucedidos da história do reality show. Ele tem mais de 13 milhões de seguidores no Instagram, é contratado da Globo, é garoto-propaganda de várias marcas e é autor de um livro. Ele também é um ativista pelos direitos humanos e pela educação.

Será que Gil do Vigor vai conseguir realizar seu sonho de ser presidente do Brasil? Será que ele vai conseguir mudar a realidade do nosso país com sua alegria, sua inteligência e seu vigor? Só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: ele já conquistou o coração de milhões de brasileiros que torcem por ele e que admiram sua trajetória.

Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.