Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / GENTE?

Ex-apresentadora do SBT faz gravíssima insinuação sobre transplante de Faustão: "Repensar a credibilidade"

Ex-apresentadora do SBT, Cynthia Benini faz gravíssima insinuação sobre transplante de coração que o apresentador Faustão foi submetido

Redação Contigo! Publicado em 31/08/2023, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-apresentadora do SBT faz gravíssima insinuação sobre transplante de Faustão: "Repensar a credibilidade" - Reprodução/Instagram
Ex-apresentadora do SBT faz gravíssima insinuação sobre transplante de Faustão: "Repensar a credibilidade" - Reprodução/Instagram

Na última quarta-feira (31), a ex-apresentadora do SBT Cynthia Benini causou polêmica nas redes sociais ao colocar em cheque a credibilidade do processo de doação de órgãos no Brasil. É que a jornalista fez insinuações sobre o transplante de coração que o apresentador Faustãopassou no último fim de semana.

Tudo começou quando a também jornalista da área de saúde Carolina Marcelino publicou um vídeo informativo sobre como funciona a fila de transplantes e como acontece o processo de priorização de pacientes. Entretanto, a ex-funcionária da emissora de Silvio Santos optou por ignorar os fatos e se manteve às teorias de que Fausto Silva furou a lista de espera.

"E? Nossa, que sorte ele teve, então, de ter peso, altura e tipo sanguíneo compatíveis, né? Nada esclarecido. A doação de órgãos no Brasil cresceu 400% enquanto ele estava na fila. O que faz as pessoas repensarem sobre a credibilidade na doação de órgãos no Brasil é, justamente, casos como esse. A insatisfação não é com o seu conteúdo. É com a situação", disparou ela.

Para quem não sabe, explicamos: a priorização na lista de transplantes se dá devido ao quadro de saúde que o paciente se encontra. A equipe médica faz a avaliação e, se for o caso, tem a responsabilidade de fazer o pedido de prioridade à Central de Transplantes. Esse procedimento e a fila são os mesmos para todas as pessoas, independentemente se o atendimento acontece em hospitais públicos ou privados.

No entanto, não para por aí. Mesmo os pacientes que estão na lista prioritária precisam passar por alguns critérios que decidem para quem o órgão doado vai primeiro, como a compatibilidade de grupo sanguíneo e peso entre paciente e doador, características específicas do paciente e outros. Por fim, o que determina a posição na lista é o tempo de espera.

E todo esse trabalho de compatibilidade não é feito por uma pessoa, mas um computador que bate todas as informações e, então, indica o paciente que deve ser contemplado com o órgão doado. Faustão recebeu o coração no último domingo (27), após sete dias na fila de espera.

Veja:

Ex-apresentadora do SBT faz gravíssima insinuação sobre transplante de Faustão: "Repensar a credibilidade"

RECUPERAÇÃO

O apresentador Faustão se pronunciou pela primeira vez após a delicada cirurgia de transplante cardíaco que foi realizada no último final de semana. Direto do hospital onde está internado, ele garantiu que já sente os efeitos do transplante.

"Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo", declarou ele ao colunista Lucas Pasin, de Splash.