Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Do que morreu Elis Regina? Cantora partiu no auge da carreira aos 36 anos

O falecimento de Elis Regina ainda é um mistérios para alguns; saiba do que morreu a cantora

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 04/07/2023, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Causa da morte de Elis Regina - Reprodução
Causa da morte de Elis Regina - Reprodução

Elis Regina é um dos grandes nomes da música brasileira e, mesmo após 41 anos de sua morte, a cantora ainda é muito lembrada. Mas o que causou o falecimento de Elis, que partiu no auge de sua carreira.

Ela faleceu na manhã do dia 19 de janeiro de 1982 em São Paulo. Segundo o laudo médico da época, a artista sofreu uma intoxicação exógena causada pelo uso de cocaína e bebida alcoólica. Na noite anterior ao seu falecimento, ela estava com o seu namorado, o advogado Samuel MacDowell, e outros amigos em seu apartamento na capital paulista.

Durante a manhã, ao falar ao telefone com a amada, Samuel percebeu a mudança de voz de Elis e foi até o apartamento, quando a encontrou caída no chão. O advogado esperou a ambulância, que demorou para chegar, e decidiu levá-la de taxi para o Hospital das Clínicas de São Paulo.

De acordo com a biografia da cantora, escrita por Julio Maria, a espera de mais de um hora pela ambulância foi decisiva para a morte. Além disso, a médica afirmou que "os sinais mostravam que a cantora havia chegado aos seus cuidados tarde demais".

Elis Regina
Reprodução/ Instagram

Mistério sobre a morte

Entretanto, o laudo gerou uma grande polêmica na época. Isso porque amigos e familiares da cantora contestaram e garantiram que Elis não abusava de drogas e bebia em pouca quantidade. O jornalista e produtor musical Nelson Motta já comentou que a situação ainda seria um mistério, mas que Elis morreu de parada cardíaca.

Julio Maria afirmou, em entrevista ao jornal Zero Hora: "Mitos são as versões de que ela teria sido assassinada ou de que teria cometido suicídio. O fato foi que ela consumiu uma quantidade de cocaína com Cinzano. A bebida potencializou o efeito da droga, ela teve uma parada cardíaca e morreu. Não existe polêmica".

O velório da artista foi realizado no Teatro Bandeirantes, no centro de São Paulo. Seu corpo foi levado por um carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério do Morumbi e acompanhado por cerca de quinze mil pessoas.